12.4.12

Água, da escassez a abundância

AGUA, DA ESCASSEZ A ABUNDÂNCIA

Mostra de Documentários Etnográficos, Mesas-Redondas e Debates

 

 

A água é um elemento natural limitado e um bem público essencial à vida e à saúde dos povos e do planeta.

O direito à água é indispensável para que as mais diferentes sociedades e culturas se desenvolvam com dignidade. Embora seja esse preceito absolutamente concreto, o exercício do direito à água ainda é largamente negado nos paises em desenvolvimento.

Mais de um milhão de pessoas não se beneficiam de reservas mínimas de água, e muitos milhares de pessoas não têm sequer acesso a água potável. Em 2000, a Organização Mundial da Saúde estimou que mais de 01 milhão de pessoas (as quais 80% viviam em áreas rurais) não tinham acesso a um sistema de abastecimento de água capaz de fornecer ao menos 20 litros de água potável por pessoa por dia (Évaluation mondiale 2000 de l’approvisionnement en eau et de l’assainissement, Genève, 2000, p. 1.

Além disto esta mesma instituição constatou que 2,3 milhões de pessoas contraem cada ano doenças de origem hídricas (Commission du développement durable, Inventaire exhaustif des ressources mondiales en eau douce, rapport du Secrétaire général, New York, 1997, p. 46). A degradação das fontes de água e a super exploração dos recursos hídricos disponíveis é evidente, como alertaram os participantes do 3o Fórum Mundial da Água, realizado em Kyoto, com o agravante da tendência de que as disparidades entre pobres e ricos aumente, piorando o atual quadro, mostrando a horripilante imagem de 1,5 bilhões de pessoas que ainda não têm acesso adequado ao elemento mais básico para a sobrevivência do ser humano.

O evento, reunindo documentários etnográficos em torno do qual se desdobra uma mesa-redonda e sessões de debate, pretende contribuir, de uma forma não trivial, para o debate em torno do conflito silencioso que o mundo contemporâneo vem travando com a evidência da falta de água.

 

 

13 de Abril de 2012 (sexta-feira)

UCS Cinema – Universidade de Caxias do Sul - Campus Universitário/Galeria Universitária

 

18:30 - 19:00 > Abertura oficial

 

19:00 - 22:00 > A questão da água e as formas de vida nas grandes cidades

Série para televisão: AcquaMídia > Programa de televisão que sublinha a problemática da relação Natureza/Cultura - Homem/Ambiente, construído a partir de uma abordagem plural sobre os temas da poluição e escassez dos recursos hídricos na cidade de Porto Alegre. A proposta do programa é buscar uma estética que valorize o cotidiano, desvendado no dia-a-dia dos habitantes de uma grande cidade a dimensão dos fenômenos socioambientais relacionados ao recurso Água. Programa I - Agua poluída é... Programa II - Prá cair peixe na rede ... Programa III - Prá limpar sem sujar... Programa IV - Preservação é ... Apoio: ABES – SRH/MMA – SEMAE São Leopoldo – TVE/RS

Mesa Redonda:         A maternidade das águas e a sua partilha

Paulo Renato Paim (METROPLAN)

André Laborde (IFR)

Coordenação:            Cornelia Eckert (UFRGS)

 

 

14 de abril de 2012 (Sábado)

UCS Cinema – Universidade de Caxias do Sul - Campus Universitário/Galeria Universitária

 

1ª parte > 9:00 – 10:30 > Conflitos de usos de águas urbanas e comunidades éticas

Dvd interativo: A questão ambiental sob a ótica dos grupos urbanos nas ilhas do Parque Estadual Delta do Jacuí > DVD apresenta o capítulo 2 da tese de doutorado de Rafael Devos. Através de menus e sub-menus, navega-se por crônicas em vídeo, animações de fotografias e imagens de satélite que apresentam as diferentes dimensões da ética e da memória ambiental que envolve o conflito ambiental investigado pela tese: a micro-ética a partir da experiência urbana de moradores das ilhas, a meso-ética da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba e da Região Metropolitana de Porto Alegre, e a macro esfera ética do ambiente planetário. As narrativas apresentam as muitas paisagens sobrepostas na memória ambiental da cidade, tensionada pelo conflito de ocupação e uso das ilhas de Porto Alegre. DVD interativo com menus e sub-menus. Conteúdo: 53 sequências em vídeo, entre crônicas em vídeo, animações de fotografias e de imagens de satélite. Ano: 2007. Direção: Rafael Devos (UFRGS). Produção: Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) - PPGAS – UFRGS.

Apresentação: Rafael Devos (UFSC)

Coordenação: Ana Luiza Carvalho da Rocha (FEEVALE-UFRGS)

 

2ª parte > 10:30 – 12:30 > Memória ambiental e os conflitos de usos das águas.

 

DVD interativo: Habitantes do arroio, estudo de conflito de usos de águas urbanas, risco e saúde publica > O DVD Habitantes do arroio apresenta coleções de vídeos de curta duração produzidos em 2009 e 2010, reunindo dados etnográficos, documentos de acervo e entrevistas realizadas pelos pesquisadores durante seus deslocamentos pela bacia do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre - RS. O DVD com 1h e 40 min de duração, podendo ser assistido como um documentário linear, ou como um DVD interativo. Nesta última modalidade, novas direções na narrativa são provocadas pelas conexões entre universos urbanos diferentes reunidos pelas águas - águas da memória, águas pluviais, águas domésticas, águas lúdicas e prazerosas, águas perigosas, águas que limitam e atravessam territórios entre o público e o privado na cidade. O material produzido e colecionado pelo projeto pode ser acessado também no blog http://habitantesdoarroio.blogspot.comA gestão de águas urbanas. Ano: 2010. Direção: Ana Luiza Carvalho da Rocha/Rafael Devos. Produção: Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) - PPGAS – UFRGS.

Apresentação: Paula Marcante Soares (Instituto Anthropos-UFRGS)

Coordenação: Rafael Devos (UFSC)

 

 

27 de Abril de 2012 (Sexta-feira)

UCS Cinema – Universidade de Caxias do Sul - Campus Universitário/Galeria Universitária

 

19:00 - 22:00 > A água como fonte de alimento

Documentário Houla-Ko et le Fils du Soleil et du Vent > Entre os produtores de sal, na orla de uma laguna, em Bénin, na Africa, as mulheres fabricam o sal na sua forma tradicional, ou seja, através do processo de evaporação das águas salgadas aquecidas través da queima de troncos das arvores locais. Os produtores de sal de Guérande, cidade marítima situada a oeste da França, vem ao auxilio desta população que sofre com o desmatamento na tentativa de transplantar suas técnicas de formação de salinas a partir da ação do sol e do vento. Um exemplo de colaboração de saberes e fazeres que foi um grande sucesso. Ano: 1991. Direção: Jean Arlaud e Geneviève Delbos (Université Paris 7- Denis Diderot) Realização: Compagnon du Regard.

Mesa Redonda : Rosane Maria Lanzer (UCS)

Coordenação: Liliane Guterres (UCS)

 

 

28 de Abril de 2012 (Sábado)

UCS Cinema – Universidade de Caxias do Sul - Campus Universitário/Galeria Universitária

 

9:00 - 12:00 > A experiência da escassez da água

Documentário : L’argent de l’eau  > O documentário acompanha o processo de instalação de uma rede de água pontável em comunidades do Mali através da observação filmada das gestão e negociação dos responsáveis pela implantação do projeto e os atores locais. A obra se propõe a uma reflexão em torno das lógicas concretas e das incertezas que sustentam um projeto de desenvolvimento conduzido por agências estrangeiras na Africa. Direção: Christian Lallier (École des Hautes Études de Sciences Sociales/EHESS). Realização: Objectif Images e Agencia Francesa para o Desenvolvimento (AFD).

Mesa redonda:          Maria Carolina Rosa Gullo (UCS)

                                    Sergio Faoro Tieppo (UCS)

            Paulo Renato Paim (METROPLAN)

Coordenação:            Olavo Ramalho Marques (IFRS)

 

Fechamento

 

 

Realização:

Universidade FEEVALE

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto Anthropos

 

Parcerias

Universidade Federal de Santa Catarina

Instituto Federal Riograndense - Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul

 

Coordenação:

Ana Luiza Carvalho da Rocha (FEEVALE/UFRGS), Cornelia Eckert (UFRGS), Ana Paula Marcante Soares (Instituto Anthropos), Liliane Guterres (UCS), Olavo Ramalho Marques (IFRS)

4.4.12

Memória, Verdade e Justiça > 17 a 20 de abril





COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DE PASSO FUNDO - CDHPF

Rua Senador Pinheiro, 350 - Bairro Rodrigues
CEP: 99070 - 220
Fone: (54) 3313 – 2305

www.cdhpf.org.br

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA