28.4.14

sobre os abaixo-assinados

Solicitamos que os dois abaixo-assinados que estão circulando pelo bairro, sejam entregues na próxima terça-feira, dia 29 de abril de 2014, no período da tarde, para a Sra. Ana Lúcia, na Comunidade N. S. do Carmo!

A todos/as que se engajaram, agradecemos pela parceria e a entrega dos abaixo-assinados!


Curta também a página da AMOB Panazzolo no Facebook, para informar-se sobre outros fatos do bairro (que tentamos divulgar, na medida do possível).

Obrigado!





Encaminha esta mensagem aos teus contatos! :)


Página no Facebook - curte a página, pra ser avisado/a a cada postagem :)
Grupo no Facebook - aberto


18.4.14

riscos da radiação e uso de celulares

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS promoveu em 12.11.2012, um SEMINÁRIO ESTADUAL - Os riscos da radiação eletromagnética não ionizante da telefonia celular, para discutir os riscos da radiação eletromagnética para a saúde humana.
A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA/AL-RS), Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Cosman/POA), Ministério Público Estadual (MPE-RS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) também são realizadores do seminário.  O evento conta ainda com o apoio da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente e da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Telefonia da Alergs. 

.............................................................................................

Telefonia Celular

Marisa defende aperfeiçoamento da legislação para proteger o cidadão da radiação não ionizante

Fabrício Sales MTB 13466 | PT - 12:24- 12/11/2012 - Foto: Galileu Oldenburg

Os efeitos nocivos à saúde humana, causados pela radiação não ionizante emitida pelas antenas de telefonia celular, foram o tema do Seminário
realizado nesta segunda-feira, dia 12, no Plenarinho da Assembleia, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Agapan, OAB/RS, MPE/RS, Cosmam, Ufrgs e apoio da Apedema.

A presidente da comissão, a deputada Marisa Formolo (PT), salientou a importância de se normatizar a instalação de antenas e o uso da telefonia celular. “Os fabricantes e as concessionárias de telecomunicações omitem em suas propagandas o alerta sobre o perigo existente na projeção da radiação, que afeta principalmente às crianças com menos de cinco anos, com até 10 anos, gestantes e idosos, por isso é preciso se criar uma legislação que regulamente a implantação de antenas de telefonia celular”.

A afirmação foi reiterada pela representante do Ministério da Saúde, Geila Radunz Vieira, que defendeu o “Princípio da Precaução”, que afirma que “quando houver indicações de possíveis efeitos adversos, embora permaneçam incertos, os riscos de inação podem ser muito maiores do que os riscos de agir para controlar essas exposições”. Segundo a especialista, o princípio da precaução inverte o ônus da prova daqueles que suspeitam de um risco para aqueles que o negam, até que novas descobertas científicas sejam reconhecidas como o único critério para estabelecer ou modificar padrões de exposição humana a radiação não-ionizante. “Nós pesquisadores da área da saúde não temos dúvida alguma de que a radiação causa problemas aos seres humanos”.

Outra painelista a pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Adilza Dode, destacou estudo que confirmou a relação da incidência de casos de câncer com a radiação por telefonia celular. O estudo identificou a localização de antenas de telefonia nas regiões da cidade de Belo Horizonte e mediu as radiações emitidas. Pela frequência foi possível detectar qual operadora emite maior radiação e o somatório de todas as emissões variou de 10 mega a 3 gigabites. “Nosso estudo demonstrou que até 100 metros o risco é muito grande, que acima dos 500 metros vai reduzindo e que o ideal é instalar antenas a partir de 1 mil metros distante de moradias, por isso queremos que antenas a menos de 500 metros nunca mais sejam instaladas”.

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/278065/default.aspx

..............................................................................................................................

OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SEMINÁRIO ESTADUAL
- Os riscos da radiação eletromagnética não ionizante da telefonia celular:

Painel debate legislação sobre o tema da radiação eletromagnética


Assembleia sedia debate sobre os riscos da radiação e uso de celulares
http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/278020/default.aspx

........................................................................................................................................................................

5.4.14

pela saúde de quem mora ou transita no Panazzolo



Encaminha esta mensagem aos teus contatos! :)


Recolhimento dia 28/04.
Contata com a AMOB Panazzolo por emeio ou face!



Página no Facebook - curte a página, pra ser avisado/a a cada postagem :)
Grupo no Facebook - aberto

4.4.14

Mostra de Cinema Brasileiro



Mostra de Cinema Brasileiro
Neste mês de abril, Mostra Panorama, com documentários sobre a #ditaduracivilmilitar:
> 04 e 05 de abril, às 18h: JANGO
> 11 e 12 de abril, às 18h: MARIGHELLA
> 18 e 19 de abril, às 18h: HÉRCULES 56
> 25 e 26 de abril, às 18h: ATO DE FÉ

>> entrada franca


PROGRAMAÇÃO MOSTRA PANORAMA


04 e 05 de abril, 18h > Jango

Classificação: 14 anos

Como, quando e porque se depõe um presidente da República. Em 1984 a Campanha das "Diretas Já" mobilizou o Brasil: o povo, personalidades artísticas e políticas em todo país exigiam democracia. Nessa época, duas obras expressam os anseios do povo brasileiro: o filme Jango, de Silvio Tendler, e uma das músicas de sua trilha sonora, Coração de Estudante, de Wagner Tiso e Milton Nascimento, que se tornou o hino das "Diretas Já". Jango, narrado por José Wilker, foca a trajetória de João Goulart que, deposto pelo Golpe de 64, se tornou o único presidente brasileiro morto no exílio. O filme visto por 1 milhão de pessoas, ganhou vários prêmios e está entre os documentários mais importantes do Brasil. Jango, de Silvio Tendler, 1984, PB, 113 min.

11 e 12 de abril, 18h > Marighella

Classificação: 14 anos

Maior nome da militância de esquerda no Brasil dos anos 60, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969 e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira. Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido “Manual do Guerrilheiro Urbano”, sua vida foi um grande ato de resistência e coragem. Dirigido por sua sobrinha Isa Grinspum Ferraz, o longa-metragem Marighella é uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação. Marighella, de Isa Grinspum Ferraz - SP, Colorido, 96 min.


18 e 19 de abril, 18h > Hércules 56

Classificação: 14 anos

Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Com de entrevistas de sobreviventes os fatos desta época são relembrados. Hércules 56, de Silvio Da-Rin, Colorido, 94 min.


25 e 26 de abril, 18h > Ato de Fé

Classificação: 14 anos

Este documentário, que abre com a fala de Frei Betto, é um retrato da atuação dos dominicanos, em sua luta contra a ditadura militar implantada no Brasil com o golpe de 64. O centro é o engajamento dos frades com apoio e participação na ALN, o grupo revolucionário criado pelo ex-deputado comunista, Carlos Marighella. Através do depoimento de religiosos, que de muitas formas apoiaram este e outros grupos que 

lutavam contra a ditadura, temos um quadro geral da posição da Igreja Católica frente ao regime militar. A contradição entre grande parte da alta hierarquia e os religiosos comprometidos com a Teologia da Libertação é um dos pontos fortes do filme, que se divide em sete partes. Ato de Fé, de Tatiana Polastri e Alexandre Rampazzo; 2004; Colorido, 55 min.



http://mostradecinemabrasileiro.blogspot.com.br/

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA