31.5.16

URGENTE

Na reunião realizada dia 12 de maio, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, da Prefeitura de Caxias do Sul, informou que voltou atrás nas mudanças realizadas, unilateralmente, na linha de ônibus do Panazzolo!

E, o anúncio realizado foi no sentido de que até o final do mês de maio a linha Panazzolo voltaria a ser exatamente como era antes da mudança (trajetos, horários e paradas, tudo igual a como era antes da mudança imposta pela Secretaria)!

Assim, solicitamos urgência da efetivação da medida, conforme anunciado, já que hoje é o último dia do mês de maio!



URGENTE

Na reunião realizada dia 12 de maio, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, da Prefeitura de Caxias do Sul, informou que voltou atrás nas mudanças realizadas, unilateralmente, na linha de ônibus do Panazzolo!


E, o anúncio realizado foi no sentido de que até o final do mês de maio a linha Panazzolo voltaria a ser exatamente como era antes da mudança (trajetos, horários e paradas, tudo igual a como era antes da mudança imposta pela Secretaria)!


Assim, solicitamos urgência da efetivação da medida, conforme anunciado, já que hoje é o último dia do mês de maio!


AMOB Panazzolo
amobpanazzolo@gmail.com 
Facebook: AMOB PANAZZOLO
www.amobpanazzolo.blogspot.com

Necessidade de podas de árvores no bairro Panazzolo

AMOB PANAZZOLO já recebeu diversas reclamações sobre a necessidade de podas de árvores no bairro Panazzolo.

A mais recente é quanto a Rua Tereza Pezzi (entre as ruas Luiz Antunes e Rosa Pezzi), que é um ponto que merece atenção. Já aconteceram alguns assaltos, uma vez que há muitas árvores que deixam pontos escuros.

Assim, solicitamos a Prefeitura de Caxias do Sul que realize podas na região e no bairro, de forma a garantir a segurança dos \das moradores/as!


REUNIÃO PÚBLICA da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança

REUNIÃO PÚBLICA da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), neste dia 31 de maio de 2016, para debater o "Impacto do Decreto nº 18.094/2016* no serviço público municipal", sobre cortes promovidos pelo prefeito no serviço público municipal.

Acompanhe AO VIVO na TV CÂMARA: http://www.camaracaxias.rs.gov.br/tvcamaraobjeto.html





Você sabia que o Prefeito cortou verbas da saúde, educação, segurança, obras do OC e assistência social?

Na condição de Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, convido os (as) servidores do Município e comunidade em geral a participar de REUNIÃO PÚBLICA para debater o "Impacto do Decreto nº 18.094/2016* no serviço público municipal."

A reunião realizar-se-á no dia 31 de maio de 2016, terça-feira, às 9 horas, na Sala de Comissões Vereadora Geni Peteffi da Câmara Municipal.

Foram convidados para compor a mesa, as seguintes autoridades e/ou suas representações: SINDISERV, UAB, MPE, Chefe de Gabinete do Prefeito, Secretaria de Recursos Humanos e Logística e Secretaria de Governo Municipal.

Aproveitamos a oportunidade para colocar a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal à disposição para quaisquer esclarecimentos no telefone: (54) 3218.1683. A CDHCS também é composta pela Vereadora Denise Pessôa – PT e pelos Vereadores Jaison Barbosa – PDT, Rafael Bueno – PDT e Renato Nunes – PR.

*Dispõe sobre medidas de contenção de
despesas na administração pública municipal
para o exercício de 2016, fixa as
responsabilidades inerentes e dá outras
providências.

QUE HORAS ELA VOLTA?

QUE HORAS ELA VOLTA?

Val, uma mulher que deixou a filha no interior de Pernambuco e foi ser babá em São Paulo, atrás de estabilidade financeira. Treze anos depois, sua filha resolve ir para São Paulo tentar vestibular. Mas a menina não se comporta do jeito que os patrões de Val esperam.

Data de lançamento: 2015 (Brasil)
Direção: Anna Muylaert
Duração: 1h 54m
Roteiro: Anna Muylaert, Regina Casé
Indicações: Satellite Award de Melhor Filme Estrangeiro, Critics' Choice Award: Melhor Filme Estrangeiro

Sobre a implantação do SIM Caxias...

Transporte público27/05/2016 | 08h03Atualizada em 27/05/2016 | 08h03

Moradores questionam retirada de pontos de ônibus nos bairros após implantação do SIM Caxias 

Presidentes de bairros reclamam da falta de debate e moradores alegam falta de segurança

Moradores questionam retirada de pontos de ônibus nos bairros após implantação do SIM Caxias  Roni Rigon/Agencia RBS
Moradora reclama de parada extinta na Avenida França, bairro Bela VistaFoto: Roni Rigon / Agencia RBS

Uma mudança que era para ter sido discutida com a comunidade já está sendo executada nos bairros sem aviso prévio. Paradas de ônibus estão sendo retiradas com a prerrogativa de reduzir o tempo de viagem dos coletivos e tornar o sistema mais eficiente. Esse tipo de medida já ocorria antes, mas ganhou impulso a partir da implantação do SIM Caxias há pouco mais de um mês. Moradores, no entanto, não estão aprovando as mudanças, já que precisam caminhar mais para poder ter acesso ao transporte coletivo. Presidentes de bairros reclamam da falta de debate e moradores destacam o outro dilema da retirada dos pontos de embarque e desembarque: a falta de segurança. 

No final de março, o Pioneiro publicou uma reportagem sobre a intenção da prefeitura e da Visate de reduzir paradas e itinerários nos bairros. Na oportunidade, o caso foi tratado como uma discussão a ser aberta com a comunidade. O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, afirmou que a mudança não seria uma ação a curto prazo. Embora não tenha havido grandes alterações em relação aos itinerários, a remoção das paradas ocorre trazendo transtornos.


O diretor de Transportes da secretaria, Gervásio Longui, confirma a retirada mas não informa o número total de remoções. Segundo ele, são 4 mil pontos de ônibus nos bairros, o que tornaria o sistema mais lento. Foram readequados pontos de comunidades do Leste e Oeste atendidas pelo SIM onde houve alteração no itinerário e o ônibus deixou de passar. Em outros casos, a decisão foi tomada por meio de uma avaliação que apontou pontos muito próximos, distantes cerca de 50 metros. 

_ O ideal seria cerca de 300 metros entre uma parada e outra. Nem sempre é possível, já que Caxias é uma cidade com relevo muito acidentado, por isso precisamos ter mais cuidado. Mas se existem muitas paradas, o ônibus não anda _ afirma Longui.

A reportagem apurou que foram alterados paradas nas comunidades União, Cidade Industrial, Jardim da Lagoa e Fátima, Vila Leon, Belvedere e Rubiano. A única mudança que estaria concluída é a do Jardim da Lagoa. Pontos de outras linhas ainda podem sofrer mais alterações. 

Sobre a participação das comunidades, Longui afirma que foram realizados encontros em alguns bairros, mas a espera para convocar assembleias e a tomada de decisões leva muito tempo.

_ Procuramos fazer o mais transparente possível, mas é uma questão difícil, pois lida com a cultura das pessoas, que estão acostumadas a pegar ônibus naquele local há anos. Se formos perguntar se a comunidade quer tirar a parada, não tiraríamos nenhuma _ conclui o diretor. 

Distância e falta de segurança

Citada pelos líderes comunitários, a falta de segurança é uma das principais preocupações em relação a paradas mais distantes.

— Temos um problema grave de segurança pública, mas não há como resolvê-lo com o transporte público — afirma Longui. 

No Cidade Industrial, a linha seguia por dois sentidos dentro do bairro. Com as alterações após a implantação do SIM, o ônibus passou a circular apenas em um sentido. Com isso, as paradas que ficaram em desuso foram removidas. 

— A parada da Rua José Constante Lazzari estava podre e disseram que fariam a substituição, mas isso não aconteceu. Ela fica a cerca de 50 metros de outra parada, então entendemos que deve ter a readequação das distâncias, mas não a retirada. Agora ficou 300 metros longe uma da outra. Ficou ruim para uma parte dos moradores, tem muitos jovens que estudam à noite e não se sentem seguros de ter que percorrer este trajeto a pé — explica o presidente do bairro, Hugo Trindade da Silva. 

A situação é semelhante para os moradores do loteamento Rubiano, próximo ao bairro Bela Vista. Conforme a presidente do bairro, Ana Maria Caberlon Gateli, há cerca de um mês foram retiradas duas paradas na Avenida França, próximo à esquina da Rua Celeste Camilo, que ficavam mais acessíveis aos moradores das três ruas que compõem o loteamento. 

— Essas paradas são estratégicas para nós, pois muitas pessoas utilizam. São três ruas, mas bastante extensas, tem pessoas que precisam caminhar até oito quadras para chegar a uma parada.  Imagina em dia de chuva a situação das mães com criança no colo — exemplifica Ana, que participou de uma reunião com representantes da Secretaria de Trânsito na terça-feira, e foi solicitado um prazo de 30 dias aos moradores para que seja feita a avaliação do itinerário. 

EXEMPLOS

Bairro União: uma parada retirada
_ Nesta semana a prefeitura retirou uma parada na Rua Josephino Moreira, na descida de um morro. A parada da subida já havia sido retirada há anos porque os ônibus tinham dificuldade para arrancar. No entanto, a remoção no sentido contrário deixou dúvidas entre os moradores, especialmente entre os que precisam subir o morro a pé. Ficou complicado pois tem muitas pessoas que pegam ônibus ali. Agora é preciso caminhar cerca de 500 metros para chegar a outra parada. A comunidade sugeriu colocar em outro local, mas disseram que iriam analisar e não tivemos retorno. 
(José Laerte Nunes de Lima, presidente do bairro) 
 
Loteamento Vila Leon: quatro paradas retiradas (duas foram recolocadas após apelo da comunidade)
_ Antes tínhamos a opção de utilizar as linhas dos ônibus Vila Leon e Cruzeiro. Deixaram somente o trajeto do Leon/Cruzeiro e assim já ficou um pessoal desassistido. Além disso, foram retiradas as paradas da Rua Marselia (recolocada nessa semana em um ponto próximo, na Rua Guilherme Franzoi), da Rua Rosana Prezzi Battisti, da Av. França e também uma na esquina das ruas Luiz Pasteur e Carlos Borges (recolocada no mesmo local). Ficou mais longe, principalmente para quem mora no Recanto dos Pássaros, são cerca de 60 pessoas, já foi feito até um abaixo-assinado. A prefeitura justificou que as paradas eram muito próximas e que o ônibus demoraria mais, mas acho que deveriam ter conversado com os moradores antes de fazer as alterações. Na terça participamos de uma reunião e eles vão avaliar a recolocação de mais uma das paradas. 
(Dalva Pereira, presidente do bairro) 
 
Loteamento Belvedere: Uma parada retirada e alteração de itinerário
_ Retiraram a parada de um lado da rua de entrada do bairro há cerca de um ano. Ficamos quatro meses sem ônibus dentro do bairro. A outra parada fica na rua de trás, mas para chegar lá é preciso caminhar cerca de 800 metros. Os moradores estão revoltados. Foi protocolado um pedido na prefeitura para que coloquem de volta, mas até agora não tivemos retorno. Também houve alteração no itinerário, era uma linha que existia há cerca de 20 anos, ligaram o nosso ônibus ao do Campos da Serra. Agora, na Rua Porto Belo, por exemplo, não tem mais ônibus e são cerca de três paradas em desuso, cobertas de mato.   
(Alaor Correa Barbosa, presidente do bairro)  
 
Bairro Fátima: Duas paradas retiradas há 8 meses e alteração da linha 
Foram retiradas duas paradas e uma delas já foi recolocada. Mudaram a linha para atender a Escola Técnica, que é uma necessidade nossa, mas esqueceram dos moradores que utilizam o ônibus há anos. Gostaríamos que essas coisas fossem feitas por meio do diálogo. A outra parada que não conseguimos de volta fica na Rua João Meneguzzi, mas continuamos buscando a reposição. É um ponto importante porque um canto do bairro ficou desatendido, alguns moradores precisam caminhar cerca de cinco quadras a mais para chegar a uma parada. 
(Jucemar Alves, presidente do bairro) 

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2016/05/moradores-questionam-retirada-de-pontos-de-onibus-nos-bairros-apos-implantacao-do-sim-caxias-5810684.html



25.5.16

CONVITE reunião pública CDHCS

O Vereador Rodrigo Beltrão, Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança – CDHCS, no cumprimento de suas atribuições, CONVIDA Vossa Senhoria a participar de REUNIÃO PÚBLICApara debater "Impacto do Decreto nº 18.094/2016 no serviço público municipal."

A reunião realizar-se-á no dia 31 de maio de 2016, terça-feira, às 9 horas, na Sala de Comissões Vereadora Geni Peteffi da Câmara Municipal.

Foram convidados para compor a mesa, as seguintes autoridades e/ou suas representações: SINDISERV, UAB, MPE, Chefe de Gabinete do Prefeito, Secretaria de Recursos Humanos e Logística e Secretaria de Governo Municipal.

Aproveitamos a oportunidade para colocar a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal à disposição para quaisquer esclarecimentos no telefone: (54) 3218.1683. A CDHCS também é composta pela Vereadora Denise Pessôa – PT e pelos Vereadores Jaison Barbosa – PDT, Rafael Bueno – PDT e Renato Nunes – PR.

16.5.16

Sobre a segurança pública...

Sobre a segurança pública...

O Policiamento Comunitário dos Bairros Panazzolo, Exposição e Cristo Redentor está com sérias dificuldades, pela falta de efetivo. Até pouco tempo o policiamento tinha apenas um policial em serviço, e quando esse esteve em férias, ficamos sem nenhum policial, com total inatividade do policiamento comunitário. Agora são apenas dois policiais no serviço de policiamento comunitário, para os três bairros, e que conforme a carga horária de trabalho, não conseguem atender devidamente o serviço, e esses policiais são frequentemente deslocados para atendimento de ocorrências em outras regiões da cidade.

Ainda, desde 2015, os policiais não tem possibilidade de trabalhar em horas extras, o que diminui a possibilidade de profissionais em atividade. Isso, somado ao fato das aposentadorias crescentes de policiais e da não nomeação de policiais aprovados no último concurso público, tornam a segurança pública um grande problema e grande preocupação para xs moradorxs da região, da cidade e do estado.

Além disso, é de conhecimento público que vários policiais militares que atuam em Caxias foram deslocados para outras cidades (Porto Alegre e outras cidades nos últimos meses), defasando ainda mais o efetivo em Caxias do Sul.

Dessa forma, como cidadãos e cidadãs, preocupadxs com a questão da segurança pública, exigimos do Governo do Estado do RS o aumento de efetivo dos policiais, a nomeação dos policiais aprovados no último concurso, a criação de inventivos e mecanismos para permanência dos policiais em véspera de aposentadoria, a realização de novos concursos, além de necessária qualificação e formação em direitos humanos para policiais.

AMOB Panazzolo
amobpanazzolo@gmail.com 
Facebook: AMOB Panazzolo 
www.amobpanazzolo.blogspot.com

15.5.16

nesta segunda, dia 16 :: segurança pública: diagnósticos e perspectivas


Nessa segunda-feira (16/05) às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece audiência pública para discutir medidas, a fim de qualificar a segurança. A reunião será conduzida pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança.

Entre os convidados para a audiência, estão a Secretaria Estadual da Segurança Pública que será representada pelo Comando do CRPO/Serra, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, o 12º Batalhão de Polícia Militar, Delegacia Regional da Polícia Civil e da juíza da 3a. Vara de Execuções Criminais, dra Milene Fróes Rodrigues Dal Bó.

12.5.16

Com a mobilização de todxs mostramos força!

Com a mobilização de todxs mostramos força! 

Na reunião realizada na tarde desta quinta, dia 12 de maio, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, da Prefeitura, voltou atrás nas mudanças realizadas, unilateralmente, na linha de ônibus do Panazzolo! 

E, o anúncio é que até o final do mês de maio a linha Panazzolo volte a ser exatamente como era antes da mudança (trajetos, horários e paradas, tudo igual a como era antes da mudança imposta pela Secretaria)!

Segue atento/a a essa mobilização, te une a ela! Pra isso, curte e acompanha a página da AMOB PANAZZOLO! o/

A luta coletiva é importante e necessária!!! 

Luto, pra nós, é verbo!!! o/


AMOB Panazzolo

amobpanazzolo@gmail.com 
Facebook: AMOB Panazzolo 
www.amobpanazzolo.blogspot.com

11.5.16

sobre as mudanças no transporte público...

A AMOB PANAZZOLO está recolhendo as informações dxs moradorxs quanto as mudanças impostas ao trânsito unilateralmente pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Caxias do Sul.

A AMOB Panazzolo não foi ouvida quanto as mudanças, assim como xs moradorxs, e percebemos inúmeros equívocos nas mudanças, e vamos lutar, junto aos moradores!

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana agendou reunião para dia 12 de maio de 2016, às 14h, na própria secretaria. Assim, fica o convite a todxs para participar da reunião, nesta quinta!



Após sete horas de debates, deputados aprovam projeto para concessão de rodovias no RS

11/maio/2016, 9h06min

Após sete horas de debates, deputados aprovam projeto para concessão de rodovias no RS

Deputados da oposição e situação se revezam na tribuna para discutir projeto que concede trechos rodoviários à iniciativa privada por até 30 anos|Foto: Guilherme Santos/Sul21

Jaqueline Silveira

O debate sobre o projeto de concessão de rodovias gaúchas à iniciativa privada foi retomado na sessão na tarde desta terça-feira (10) da Assembleia Legislativa e se arrastou por quase sete horas. A proposta, que prevê a concessão das estradas por até 30 anos, começou a ser discutida na sessão da última terça (3), mas foi interrompido com o encerramento da sessão por falta de quórum, já que não havia consenso sobre o projeto, inclusive, na base aliada do governo José Ivo Sartori (PMDB). Ao final, a Assembleia Legislativa aprovou, por 32 votos favoráveis contra 13 contrários, o projeto de lei do governo do Estado (PL 47 2016), que autoriza o Executivo a conceder, pelo período de 30 anos, os serviços de exploração das rodovias (operação, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura), bem como da infraestrutura dos transportes terrestre das rodovias estaduais. Estabelece, ainda, que o valor das tarifas pagas pelos usuários será definido em licitação, do tipo menor preço, na busca da menor proposta, e que caberá ao Daer a fiscalização da execução dos contratos e a análise dos projetos de engenharia.

Emendas

Das 27 emendas recebidas, seis foram aprovadas juntamente com o projeto, em razão da aprovação do pedido de preferência do líder do governo. As demais, foram consideradas prejudicadas. Veja as emendas aprovadas ao PL 47/2016:

— Emenda 3, do deputado Ronaldo Santini (PTB), estabelecendo que a concessão será formalizada através de Termo de Contrato decorrente de procedimento licitatório, na modalidade de concorrência pública, que deverá prever a possibilidade de participação de pessoas jurídicas brasileiras e estrangeiras.

— Emenda 6, do deputado Frederico Antunes (PP), prevendo que nos contratos de concessões de rodovias integrantes do sistema rodoviário estadual, poderá no edital ser incluída a conservação de rodovias transversais às concedidas.

— Emenda 16, do deputado Elton Weber (PSB), estabelecendo que a revisão do contrato dar-se-á periodicamente e sempre que necessário para apurar e corrigir eventuais desequilíbrios na equação econômico-financeira, nos termos do ato expedido pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS – Agergs, que também aplicará sanções.

— Emenda 23, do deputado Eduardo Loureiro (PDT) e outros dez parlamentares, prevendo o estabelecimento, por decreto governamental, em 90 dias, do marco regulatório, que deverá ser antecedido de consulta pública, no prazo de 45 dias após a publicação da lei.

— Emenda 24, do deputado Eduardo Loureiro (PDT) e mais nove parlamentares, pela qual o governo publicará e comunicará à Assembleia, com antecedência de 60 dias à publicação do edital de licitação, ato justificando a conveniência da outorga da concessão ou permissão, caracterizando seu objeto, área, prazo e tarifa-base.

— Emenda 25, do deputado Alexandre Postal (PMDB) e outros nove parlamentares, prevendo postos de pesagem de veículos nos trechos a serem concedidos.

O debate

Oposição e governo travaram um longo e acalorado debate. De um lado, a base do governo Sartori argumentou que as concessões são necessárias para investir em melhorias nas estradas, e que o modelo proposto é semelhante ao adotado pelo governo federal. A oposição, por sua vez, questionou o prazo de 30 anos e a falta de um marco regulatório com critérios claros para as concessões, considerando o projeto "um cheque em branco" a Sartori. Logo no início da discussão, o deputado Enio Bacci (PDT) avisou que sem aprovação das duas emendas apresentadas por sua bancada votariam contra. Uma das propostas garante o marco regulatório, e a outra prevê a publicação do edital de licitação 60 dias antes para que as comunidades possam ter tempo para discutir as concessões.

Em sua manifestação, o petista Tarcisio Zimmermann disse que projeto atual é "mais danoso" à sociedade gaúcha, comparado ao modelo implantado pelo governo Antonio Britto na década de 90. Na época, o prazo de concessão foi de 15 anos. Zimmermann esclareceu que os prazos são mais longos e não há regras claras para as concessões, já que não está previsto o marco regulatório. "Esse projeto do governo Sartori é pior do que o do governo Britto, os prazos são mais longos e as condições não são explícitas", justificou ele, sobre o voto contrário da bancada do PT ao projeto.

Em resposta ao pronunciamento de Zimmermann, o deputado Frederico Antunes (PP) afirmou que o petista "peca" ao fazer comparações "que não são felizes" entre pessoas do mesmo partido, declarando sua admiração a Britto. "No meu ponto de vista, foi um dos melhores governadores do Rio Grande do Sul", acrescentou ele sobre Britto. Antunes frisou que uma das emendas inclui a participação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) na fiscalização das concessões. "O texto do edital será norteado pelo marco regulatório", afirmou o deputado, sobre a maior reclamação da oposição e também de alguns deputados da base aliada sobre a falta de critérios para conceder os trechos das rodovias.

Farpas lá e cá

Também da base aliada, os parlamentares Gilberto Capoani (PMDB) e Sérgio Turra (PP) fizeram pronunciamentos irônicos em relação à oposição, principalmente ao PT, disparando críticas ao governo Dilma Rousseff (PT).  O governo federal, conforme Capoani, criou vários impostos, contudo critica a criação de pedágios. "É Esse o PT que não gosta de pagar imposto", ironizou o peemedebista, acrescentando que não é por acaso que a presidenta Dilma "sairá pela porta dos fundos", referindo-se ao processo de impeachment autorizado pela Câmara dos Deputados e que está em análise no Senado.

A criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) no governo Tarso Genro, na opinião de Capoani, é que foi "um cheque em branco", já que deu poderes "eternamente" para a EGR definir os pedágios e as rodovias. "É óbvio que pagar pedágio não é bom. Quanto maior o tempo das concessões, menor a tarifa do pedágio. Essa que é a verdade, o resto é falácia e demagogia", criticou o deputado Turra, ressaltando que o importante é a fiscalização do Estado sobre o trabalho das concessionárias.

Deputada Manuela: 'Perto de Sartori, Britto foi tímido'| Foto: Guilherme Santos/Sul21

Deputada Manuela: 'Perto de Sartori, Britto foi tímido'| Foto: Guilherme Santos/Sul21

A resposta do PT não demorou. "Especialista em aumentar impostos, arrochar salários é o PMDB", rebateu o deputado Adão Villaverde (PT), sobre o aumento do ICMS proposto e aprovado pelo governo Sartori, em 2015. Da oposição, a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) fez uma das manifestações mais contundentes. Ela afirmou que os integrantes da base aliada preferem abordar o governo Dilma porque "não querem debater a concessão de 30 anos no escuro." "A política de concessão não pode ser no escuro por 30 anos, sem controle público. Perto de Sartori, Britto foi tímido: não teve coragem de dispensar a Assembleia", alfinetou Manuela, sobre o modelo proposto pelo Piratini que, se aprovado, cada concessão não precisará passar pelo aval do Legislativo. "Daqui pra frente, tudo será por decreto", completou o deputado Zé Nunes, do PT.

Ao contrário do que afirmou a oposição, a base aliada insistiu que o modelo de concessão adotado no Estado é semelhante ao do governo federal. Dos 54 trechos federais entregues à iniciativa privada, de acordo com o peemedebista Vilmar Zanchin, 41 têm mais de 20 anos de concessão. "(O projeto) Não saiu da cabeça do governador, foi sim utilizado como base na elaboração a legislação federal", argumentou Zanchin. "Nenhum trecho concedido passa para a homologação do Congresso Nacional", completou ele, em resposta à oposição que cobra a análise de cada concessão pela Assembleia. Do PSOL, Pedro Ruas criticou o pouco tempo para avaliar uma proposta desse impacto. "Não se faz um projeto dessa natureza num prazo tão exíguo e da forma como está", alertou ele.







11/maio/2016, 10h02min

Confira como votou cada deputado no projeto que autoriza retorno dos pedágios


Painel eletrônico após a votação | Foto: Divulgação

Painel eletrônico após a votação | Foto: Divulgação

Da Redação

A Assembleia Legislativa aprovou na noite de terça-feira (10) O PL 47/2016, que autoriza a concessão das estradas estaduais por até 30 anos para a iniciativa privada. Após uma longa discussão e a aprovação de seis emendas à proposta original vinda do governo de José Ivo Sartori (PMDB), a concessão foi aprovada por 32 votos favoráveis e 13 contrários. Outros oito deputados não votaram.

Leia mais: 
Após sete horas de debates, deputados aprovam projeto para concessão de rodovias no RS

Para aprovar o projeto, Sartori contou com grande apoio de sua base aliada, composta pelas bancadas do PMDB, PP, PDT, PSB, PSDB e partidos com apenas um deputado, como PPS, PSC, PPL e PRB. Entre essas legendas, apenas o deputado Elton Weber (PSB) votou contra a aprovação do projeto.

A seguir, confira como votou cada deputado.

Votaram a favor da concessão das rodovias à iniciativa privada

Ciro Simoni (PDT) 
Eduardo Loureiro (PDT)
Enio Bacci (PDT)
Gilmar Sossella (PDT) 
Juliana Brizola (PDT)
Bombeiro Bianchini (PPL)
Aloisio Classmann (PTB)
Luís Augusto Lara (PTB)
Ronaldo Santini (PTB) 
Sérgio Peres (PRB) 
Alexandre Postal (PMDB)
Álvaro Boessio (PMDB)
Edson Brum (PMDB) 
Gabriel Souza (PMDB)
Gilberto Capoani (PMDB) 
Ibsen Pinheiro (PMDB) 
Vilmar Zanchin (PMDB) 
Adolfo Brito (PP) 
Frederico Antunes (PP)
Gerson Borba (PP)
João Fischer (PP) 
Marcel van Hattem (PP)
Sérgio Tuerra (PP) 
João Reinelli (PV)
Adilson Troca (PSDB)
Jorge Pozzobom (PSDB)
Pedro Pereira (PSDB)
Zilá Breitenbach (PSDB)
Catarina Paladini (PSB)
Liziane Bayer (PSB)
Missionário Volnei (PSC)
Any Ortiz (PPS)

Votaram contra

Adão Villaverde (PT)
Altermir Tortelli (PT)
Edegar Pretto (PT)
Luiz Fernando Mainardi (PT)
Miriam Marroni (PT)
Nelsinho Metalúrgico (PT)
Tarcisio Zimmermann (PT)
Zé Nunes (PT)
JUliano Roso (PCdoB)
Manuela D'Ávila (PCdoB)
Pedro Ruas (PSOL) 
Elton Weber (PSB)

Não votaram

Regina Fortunatti (Rede)
Mário Jardel (PSD)
Jeferson Fernandes (PT)
Stela Farias (PT)
Valdeci Oliveira (PT)
Marlon Santos (PDT)
Vinicius Ribeiro (PDT)
Tiago Simon (PMDB)
Silvana Covatti (PP)*

*Não votou na matéria por ser a presidente da AL

Tags: 


6.5.16

Mais reclamações...

Mais reclamações sobre as mudanças do transporte coletivo público e da implementação SIM (Sistema Integrado de Mobilidade) em Caxias do Sul, no Jornal Pioneiro - 06.05.2016.

Outras perguntas sobre a proposta Sistema Integrado de Mobilidade - ‪#‎SIM‬ CAXIAS

Outras perguntas sobre a proposta Sistema Integrado de Mobilidade - ‪#‎SIM‬ CAXIAS da ‪#‎PrefeituradeCaxiasdoSul‬ através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM):

- mobilidade é obrigar os automóveis a andar três quadras a mais para fazer uma conversão?
- haverá aumento do transporte coletivo, como novas linhas e novos horários, para possibilitar a opção pelo coletivo ao invés do carro?
- como fica a questão da poluição no centro da cidade, com a implantação de dois corredores de ônibus nas Ruas Sinimbu, Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, na região central da cidade, com veículos movidos a diesel (combustível altamente poluente)?
- como fica a qualidade do ar? Sabe-se hoje que um dos aspectos que comprovadamente provocam câncer é a poluição...
- continuaremos usando ônibus a diesel, em detrimento da qualidade do ar que respiramos e do ambiente?
- quando discutiremos a redução da poluição causada pelo transporte coletivo?
- as pessoas podem ser incentivadas a usar transporte público (coletivo, lotação, táxi), se melhorar a qualidade e conforto para os/as passageiros/as, como por exemplo ônibus com piso baixo (sem escadas), transporte menos poluente, mais linhas e horários de ônibus, redução da tarifa?
- os ônibus pequenos, que não tem nenhuma estabilidade, e mesmo assim foram colocados em várias linhas para substituir ônibus grandes, favorecem o uso dos ônibus pelas pessoas?

Há mais perguntas... cada um/a pode escrever as suas dúvidas!

AMOB Panazzolo
amobpanazzolo@gmail.com
Facebook: AMOB PANAZZOLO
www.amobpanazzolo.blogspot.com


4.5.16

6 de maio, sexta, 19h30 > Comunidade São Romédio

Reunião da AMOB Panazzolo

6 de maio de 2016, sexta-feira
19h30
Comunidade São Romédio



AMOB Panazzolo
amobpanazzolo@gmail.com 
Facebook: AMOB Panazzolo 
www.amobpanazzolo.blogspot.com

3.5.16

respostas a consulta sobre os efeitos das mudanças do transporte coletivo público e da implementação SIM

A AMOB Panazzolo está realizando consulta junto aos/as moradores/as e frequentadores/as do bairro (consulta aberta e permanente, nos contatos da AMOB, abaixo), sobre os efeitos das mudanças do transporte coletivo público e da implementação SIM (Sistema Integrado de Mobilidade) em Caxias do Sul e no bairro Panazzolo, pelo que estamos recebendo inúmeras manifestações, relatando problemas e dificuldades enfrentados na mobilidade.

As inúmeras manifestações, indignadas, demonstram que as mudanças do transporte coletivo público e a implementação do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade) não trazem melhorias a mobilidade dos usuários do transporte coletivo no bairro Panazzolo.

Nesse sentido, informamos que foram retiradas paradas de ônibus no bairro e no centro, e com as mudanças impostas, os/as moradores/as tem que percorrer longos trajetos até os pontos de ônibus, o que inviabiliza a utilização do transporte tanto pelo próprio trajeto, como pela gravíssima situação que atravessa a segurança pública no estado do Rio Grande do Sul.

Ainda, os/as usuários/as que utilizam o transporte coletivo para trajetos até o bairro São Pelegrino e estudantes que se deslocam até a Faculdade FSG, só tem o transporte até o centro, e estão sendo obrigados/as a continuarem o trajeto a pé ou fazerem o mesmo trajeto agora tendo que mudar de ônibus, provocando deslocamentos desnecessários e maior tempo de espera e de transporte.

Ademais, os/as usuários do transporte coletivo que saem do bairro para irem até o centro ou até o bairro São Pelegrino, estão sendo obrigados/as a primeiramente ir até o bairro Vitória/Vila Verde/Planalto para somente depois chegar ao destino, sendo que o percurso que antes era aproximadamente 15 minutos passou a ser superior a 40 minutos, provocando também deslocamentos desnecessários e maior tempo de espera e de transporte.

Todavia, soma-se a essas mudanças, a mudança realizada há vários anos pela qual o bairro Panazzolo passou a ser atendido somente pelos ônibus pequenos (MID), ao invés dos ônibus maiores, o que trouxe menos conforto e menor estabilidade no ônibus, prejudicando principalmente as pessoas idosas, crianças e com dificuldades de mobilidade.

Assim, os/as moradores/as do bairro Panazzolo e usuários do transporte coletivo público, da linhas Panazzolo e Cristo Redentor, estão indignados/as com as mudanças do transporte coletivo público e da implementação SIM (Sistema Integrado de Mobilidade) em Caxias do Sul e no bairro Panazzolo, que provocaram deslocamentos desnecessários e maior tempo de espera e de transporte.

Dessa forma, a AMOB Panazzolo reivindica urgente alteração no transporte coletivo público que atende o bairro Panazzolo, retornando os trajetos, paradas e veículo utilizado anteriormente, além de implementar novos horários, o que funcionará como real incentivo ao uso do transporte público e a melhoria da mobilidade urbana, ao contrário das mudanças realizadas.


AMOB Panazzolo
amobpanazzolo@gmail.com 
Facebook: AMOB Panazzolo 
www.amobpanazzolo.blogspot.com

consulta sobre os efeitos das mudanças do transporte coletivo público e da implementação SIM

Caros moradores e
Caras moradoras
do bairro Panazzolo,


A AMOB Panazzolo está realizando um consulta sobre os efeitos das mudanças do transporte coletivo público e da implementação SIM (Sistema Integrado de Mobilidade) em Caxias do Sul e no bairro Panazzolo.

Sabemos que existem alguns problemas e dificuldades, e por essa razão gostaríamos de solicitar a todos e todas que enviem suas avaliações, enviando mensagem para amobpanazzolo@gmail.com.


Aguardamos as respostas!

Atenciosamente,


AMOB Panazzolo
amobpanazzolo@gmail.com 
Facebook: AMOB Panazzolo 
www.amobpanazzolo.blogspot.com

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA