POR MARCELO PASSARELLA | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO
Após audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na tarde de terça-feira (23), Associações de Moradores (AMOBs) de três bairros situados nas proximidades do prédio da antiga Maesa, em Caxias do Sul, divulgaram um manifesto no qual expressam preocupação com relação ao atual modelo de ocupação da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa). O documento é assinado pelas AMOBs Panazzolo, Exposição e Cristo Redentor.
Atualmente, o processo de ocupação está sendo coordenado pela Secretaria Extraordinária de Parcerias Estratégicas, que foi criada pelo município com o intuito específico de gerir um modelo de Parceria Público Privada (PPP), que proporcione a captação de recursos junto a investidores para a gestão do espaço.
Porém, de acordo com um dos diretores da Associação de Moradores do bairro Panazzolo, Orlando Michelli, a forma como o município está conduzindo o procedimento desvaloriza a tradição e representatividade do prédio para a memória da comunidade caxiense. De acordo com ele, estão sendo retiradas peças importantes da edificação que poderiam estar expostas no local para retratar a sua relevância histórica para o município.
Os empreendimentos vão poder operar no espaço, desde que sejam preservadas as características arquitetônicas do prédio. Ao longo das próximas semanas, a prefeitura deve lançar o chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), um edital de chamamento público que vai convocar oficialmente as empresas a apresentarem os seus planos de investimento para o local.
Os bairros Panazzolo, Exposição e Cristo Redentor receberam VÁRIAS GERAÇÕES de OPERÁRIOS E OPERÁRIAS, que vieram pra cá PARA TRABALHAR NA MAESA. E que assim MOLDARAM O PERFIL ORIGINÁRIO DESTAS COMUNIDADES.
Consideramos indispensável contemplar espaços de HISTÓRIA E MEMÓRIA - DESTES TRABALHADORES E TRABALHADORAS na ocupação DEMOCRÁTICA do Complexo da Maesa.
(Parte do Manifesto das AMOBs PANAZZOLO, EXPOSIÇÃO E CRISTO REDENTOR por uma MAESA DEMOCRÁTICA. Lido na Audiência Pública de ontem)
A #Maesa está na ORIGEM E HISTÓRIA destes nossos três BAIRROS. E o complexo foi doado ao Município para USO PÚBLICO - das comunidades do entorno e de toda a cidade.
#MAESA: AUDIÊNCIA PÚBLICA NA PRÓXIMA TERÇA (22/03). Às 14h, na Câmara. Foi solicitada pela Uab Caxias. O complexo foi doado ao Município pelo governo estadual de Tarso Genro (PT), em 2014, PARA USO PÚBLICO.
Mais sobre a Maesa - história, projeto arquitetônico, propostas de restauração e uso etc.: https://is.gd/MMfnnb