PIONEIRO - 21/07/2009 | N° 10484
GRIPE A
Gravidade dos casos chama atenção
Pelo menos cinco mortes na região podem ter como origem a infecção pelo vírus H1N1. Somente em Caxias do Sul, dois casos são tidos como suspeitos, mas a confirmação ainda depende dos resultados dos exames coletados. Segundo o pneumologista Dagoberto Vanoni de Godoy, casos graves de pneumonia são mais frequentes nesta época na região, causados pelo vírus comum da gripe (que podem gerar pneumonias virais ou bacterianas). O número de pessoas com pneumonia não se alterou se comparado ao mesmo período nos outros anos, mas chama a atenção a gravidade dos casos registrados em julho e a sequência de mortes decorrentes da doença.
Nos anos anteriores, tínhamos menos pessoas contaminadas ao mesmo tempo, mas só conseguiremos avaliar se a nova gripe terá consequências mais graves depois que o inverno acabar. Pelo que aprendemos com os países que já enfrentaram a gripe A, percebemos que tem uma concentração maior no início do ciclo, por isso esperamos que os casos diminuam até setembro avalia o pneumologista, que é professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O especialista diz que os dois tipos de pneumonia (bacteriana ou viral) têm chances de desenvolver um quadro grave ou ser facilmente tratada. O vírus pode ter comportamentos diferentes dependendo do histórico de saúde de cada indivíduo.
A maioria das pessoas que morrem por pneumonia tem alguma outra deficiência, podendo ser no sistema respiratório, cardiológico ou neurológico. As chances de uma pessoa saudável se recuperar de uma pneumonia é de mais de 99%. Mas não se deve encarar a situação de forma despreocupada porque uma pessoa que tem boas chances de se recuperar pode transmitir o vírus à outra mais suscetível, e esta ter um quadro preocupante alerta Godoy.
O índice de letalidade da gripe A no Brasil é o mesmo divulgado pela Organização Mundial da Saúde, de 0,5%, mas o Estado está em alerta porque, com o frio mais intenso, o vírus se propaga com maior rapidez e os sintomas podem ser mais graves.
Ainda não sabemos que vírus estão causando as pneumonias mais graves da cidade porque ainda não temos o resultado dos exames, mas temos aqui um aspecto diferente dos outros países que passaram pela gripe A no hemisfério Norte. Lá, o vírus se propagou entre a primavera e o verão e chegou aqui no inverno, quando o clima é propício para a proliferação viral conclui.
|
|
Reuniões canceladas |
Por orientação da Secretaria de Saúde, estão canceladas as reuniões do Orçamento Comunitário em Caxias do Sul. A ação foi tomada tendo em vista que os encontros costumam reunir cerca de 150 pessoas, o que aumentaria os riscos de contaminação do vírus da gripe A. |
|
|
Escolas na região |
As prefeituras de Nova Pádua e São Marcos se anteciparam em função dos casos de gripe A na região. Na primeira, 410 alunos das redes municipal e estadual entram em férias hoje e só voltam no dia 3 de agosto. O recesso é o mesmo para os 1.857 alunos da rede municipal em São Marcos. |
Notícias |
Canceladas reuniões do Orçamento Comunitário | A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Orçamento Comunitário, informa que conforme orientação da Secretaria Municipal da Saúde, todas as reuniões do Orçamento Comunitário foram canceladas, como medida preventiva à propagação da Gripe Influenza A H1N1. As novas datas, ainda sem prazo para divulgação, serão informadas na página do OC, no site da Prefeitura (www.caxias.rs.gov.br).
Assessoria de Imprensa - Orçamento Comunitário | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário