25.3.10
Vamos opinar ?
Opine sobre o possível fim da gratuidade no transporte coletivo em Caxias
24.3.10
Caxias do Sul | transporte coletivo
Proposta de retirada das gratuidades atinge também passagem estudantil e concessões a PPDs
A Secretaria do Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM) e a Viação Santa Tereza (Visate) tornaram público um pacote de medidas para fazer a revisão das gratuidades da tarifa no transporte coletivo de Caxias do Sul. As propostas indicam até a possibilidade de extinção do passe livre no último domingo de cada mês.
Na conta para reduzir gratuidades entram as isenções para Pessoas Portadoras de Deficiência (PPDs), que passariam a ter direito a 40 passagens por mês em vez de livre utilização como ocorre hoje.
A tarifa estudantil também consta nos estudos. Para obter o desconto de 50%, como ocorre hoje, o estudante terá de ganhar até dois salários mínimos. Quem tem rendimentos até cinco salários mínimos, teria direito a 25% de desconto sobre o valor da passagem, de R$ 2,20. O critério renda per capita também seria utilizado para conceder o benefício a pessoas entre 60 anos e 65 anos.
Segundo o titular da STTM, Vinicius Ribeiro, a ideia não é retirar direitos e benefícios, mas encontrar saídas para fazer valer inclusive o que estabelece a legislação. Pela lei, para serem implementadas novas gratuidades é preciso indicar as fontes de receitas para custear a instituições de novas isenções.
Leia matéria completa na edição do Pioneiro desta quarta-feira.
8.3.10
8 de março
Foi o sonho da construção de um mundo melhor, mais justo e igualitário que levou as mulheres operárias a se revestirem da armadura da coragem e lutarem por direito a uma vida digna, com uma carga menor de trabalho, por melhores salários, esse é o enredo que aprendemos quando falamos do 08 de março.
Este ano a celebração do Dia Internacional da Mulher - 08 de março completa 100 anos de existência.
Precisamos celebrar e festejar, pois sabemos que muito se avançou no que diz respeito à valorização das mulheres na nossa sociedade, mas não podemos deixar de organizarmos nossas lutas, pois ainda temos muito a fazer.
Na tentativa de elaboração de um diagnostico rápido sobre os avanços conquistados pela a luta feminina por igualdade de direito, contabilizamos questões importantes como:
v Direito ao voto
v Direito a ir à escola;
v Inserção no mercado de trabalho;
v Criação das delegacias especializadas no atendimento a mulher;
v Programas de assistência integral a saúde;
v Adoção de um sistema de cotas para assegurar a mulher o direito a disputar os espaços de poder na política partidária;
v Leis que combatem a violência contra mulher, especialmente a domestica;.
Apesar dos avanços, entendemos que os desafios ainda são muitos, aqui destacamos alguns que precisam ser superados como a:
v Discriminação e preconceito;
v Isonomia salarial entre homens e mulheres no exercício da mesma profissão;
v Violência física, sexual, psicológica e moral
v Jornada dupla de salário
v Entre tantos outros
Enfim, desejamos que o Dia Internacional da Mulher, continue marcado como um dia de dar visibilidade as lutas das mulheres, como o dia de reconhecer publicamente o trabalho que vem sendo desenvolvido por Marias, Lidianes, Luizas, Fátimas, Sônias,,,,,
Desejamos a todas as companheiras que se juntam para lutar e conquistar o sonho de outro mundo possível, com respeitabilidade e igualdade de direito entre homens e mulheres....
FELIZ DIA DA MULHER!
3.3.10
PROTOCOLADA DENÚNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO E NO TRIBUNAL DE CONTAS CONTRA O AUMENTO DA ÁGUA
Os organizadores da Campanha Municipal contra o Aumento da Tarifa de Água protocolaram hoje pela manhã (03.03) no Ministério Público Estadual (MP), em Porto Alegre, o pedido de representação para revisão do inquérito arquivado no MP local sobre o aumento de 21,42% da tarifa.. O grupo representado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, João Dorlan, pelas vereadoras Ana Corso (PT) e Denise Pessoa, associações de moradores e CUT, levou o documento com 5.574 assinaturas.O grupo também protocolou denúncia no Tribunal de Contas.
Recebidos no Tribunal de Contas pelo presidente João Osório e pelo assessor de comunicação, Marcos Rolim, os organizadores da Campanha solicitaram auditoria específica do Tribunal no SAMAE, para investigar o uso dos recursos da autarquia na abertura de ruas, drenagens e cercamento do Mato Sartori. A vereadora Ana Corso (PT) reafirmou que os valores devem ser utilizados no abastecimento de água e no tratamento de esgoto. A expectativa dela é que o uso dos recursos do SAMAE, agora sejam investigados de fato. O presidente do SINDISERV, João Dorlan, mostrou-se satisfeito com a ação. "Nós cumprimos o nosso papel nesta campanha. Esperamos agora que o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas verifiquem a legalidade do aumento".