24.3.10

Caxias do Sul | transporte coletivo

Passe livre em coletivos urbanos aos domingos em Caxias do Sul está ameaçado de extinção

Proposta de retirada das gratuidades atinge também passagem estudantil e concessões a PPDs

Roberto Carlos Dias | roberto.dias@pioneiro.com

A Secretaria do Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM) e a Viação Santa Tereza (Visate) tornaram público um pacote de medidas para fazer a revisão das gratuidades da tarifa no transporte coletivo de Caxias do Sul. As propostas indicam até a possibilidade de extinção do passe livre no último domingo de cada mês.

Na conta para reduzir gratuidades entram as isenções para Pessoas Portadoras de  Deficiência (PPDs), que passariam a ter direito a 40 passagens por mês em vez de livre utilização como ocorre hoje.

A tarifa estudantil também consta nos estudos. Para obter o desconto de 50%, como ocorre hoje, o estudante terá de ganhar até dois salários mínimos. Quem tem rendimentos até cinco salários mínimos, teria direito a 25% de desconto sobre o valor da passagem, de R$ 2,20. O critério renda per capita também seria utilizado para conceder o benefício a pessoas entre 60 anos e 65 anos.

Segundo o titular da STTM, Vinicius Ribeiro, a ideia não é retirar direitos e benefícios, mas encontrar saídas para fazer valer inclusive o que estabelece a legislação. Pela lei, para serem implementadas novas gratuidades é preciso indicar as fontes de receitas para custear a instituições de novas isenções.

Leia matéria completa na edição do Pioneiro desta quarta-feira.
 

Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA