30.8.13

Resgate da memória sobre a ditadura cívico militar na Argentina é tema do TVE Repórter

Abel Madariaga resgatou o filho que nasceu em cativeiro durante a ditadura na Argentina
Foto: Divulgação TVE

Resgate da memória sobre a ditadura cívico militar na Argentina é tema do TVE Repórter inédito desta quarta-feira


Os números da Ditadura Militar na Argentina assustam: 10 mil torturados, 200 mil exilados, 500 crianças roubadas e 30 mil sequestrados e desaparecidos
. No momento em que o Brasil e outros países latino-americanos buscam a verdade sobre os anos de ditadura, a equipe do TVE Repórter foi a Buenos Aires registrar como movimentos de direitos humanos, testemunhas, governo e cientistas reescrevem a história recente que o país vizinho chama de Terrorismo de Estado. O programa vai ao ar em duas partes, com a primeira sendo exibida nesta quarta-feira, 28 de agosto, às 22h, e a segunda na quarta, 4 de setembro, em mesmo horário. A reportagem evidencia que por meio de investigação e estudo é possível apontar e responsabilizar as pessoas e setores civis que se beneficiaram com tantos assassinatos, preenchendo lacunas históricas e trazendo justiça, mesmo que tardia, às famílias atingidas.

O TVE Repórter sobre a ditadura cívico militar na Argentina conta com depoimentos como o do secretário executivo da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Argentina, Carlos A. Lafforgue, e da presidente de Las Abuelas de Plaza de Mayo, Estela de Carlotto, além de testemunhas da história como o sobrevivente do Centro de Clandestinos, que tem testemunhado em julgamentos de torturadores do Terrorismo de Estado, Miguel Angel Dagostino, e o pai que recuperou o filho retirado da mãe, que até hoje é desaparecida, na hora do nascimento no cativeiro, Abel Madariaga, entre outros.

A produção, reportagem e edição do programa são de Daniela Bonamigo e Simone Feltes, com apoio do estagiário de Jornalismo Rafael Marantes.

O TVE Repórter tem horários alternativos
às sextas-feiras, às 20h30,
e aos domingos, às 17h.



TVE Repórter - TVE Fundação Cultural Piratini
tv aberta, em caxias: canal 47
na internet: http://www.ourwebtv.com/watch.asp?channel=TVE%20RS%20ao%20Vivo



Fonte: http://www.tve.com.br/?model=conteudo&menu=83&id=1724

Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA