31.10.13

Escola de Ensino Fundamental Catulo da Paixão Cearense, bairro Panazzolo, está sem energia elétrica há uma semana

Educação31/10/2013 | 06h31

Escola municipal está sem energia elétrica há uma semana, em Caxias do Sul

Necessidade de adequar rede aos padrões exigidos pela RGE é o motivo

Andrei Andrade - andrei.andrade@pioneiro.com

Desde a última quinta-feira, a Escola de Ensino Fundamental Catulo da Paixão Cearense, bairro Panazzolo, recorreu à velha sineta para anunciar os horários de entrada e saída das aulas e chamar para o intervalo. Os alunos da primeira série se divertem, dizem que é o Papai Noel chegando. Mas a verdade é que, devido à queda de um poste e cabos de energia após uma ventania, há uma semana a escola está sem luz. 

Sem interromper as aulas, diretora, funcionários, pais e alunos aguardam que a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) adapte a nova estrutura aos padrões exigidos pela Rio Grande Energia (RGE), que removeu o contador de luz até que seja feita  substituição do poste e adequação da rede. Segundo a diretora, Rosane Boff, a rede elétrica da escola tinha quase 60 anos, s.  Enquanto os ajustes não ocorrem, as aulas de informática foram suspensas, assim como o uso de recursos audiovisuais em sala de aula. Para poder utilizar os eletrodomésticos do refeitório, foi puxada uma extensão de uma creche vizinha.  

— Em agosto passamos por vistoria de um engenheiro elétrico da prefeitura, mas o poste não aparentava que iria ceder e ninguém viu o problema. Desde o primeiro dia estou pedindo providências, recebo cobranças dos pais. Uma escola não pode ficar sem energia elétrica — diz a diretora. 

Na tarde dessa quinta-feira, a Smed informou que hoje irá providenciar um gerador para a escola, para uso enquanto a nova rede não estiver concluída. A solução definitiva, também segundo a Smed, ainda depende de tramites burocráticos, mas é tratada com caráter de urgência.


http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2013/10/escola-municipal-esta-sem-energia-eletrica-ha-uma-semana-em-caxias-do-sul-4317781.html


Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA