4.4.14

Mostra de Cinema Brasileiro



Mostra de Cinema Brasileiro
Neste mês de abril, Mostra Panorama, com documentários sobre a #ditaduracivilmilitar:
> 04 e 05 de abril, às 18h: JANGO
> 11 e 12 de abril, às 18h: MARIGHELLA
> 18 e 19 de abril, às 18h: HÉRCULES 56
> 25 e 26 de abril, às 18h: ATO DE FÉ

>> entrada franca


PROGRAMAÇÃO MOSTRA PANORAMA


04 e 05 de abril, 18h > Jango

Classificação: 14 anos

Como, quando e porque se depõe um presidente da República. Em 1984 a Campanha das "Diretas Já" mobilizou o Brasil: o povo, personalidades artísticas e políticas em todo país exigiam democracia. Nessa época, duas obras expressam os anseios do povo brasileiro: o filme Jango, de Silvio Tendler, e uma das músicas de sua trilha sonora, Coração de Estudante, de Wagner Tiso e Milton Nascimento, que se tornou o hino das "Diretas Já". Jango, narrado por José Wilker, foca a trajetória de João Goulart que, deposto pelo Golpe de 64, se tornou o único presidente brasileiro morto no exílio. O filme visto por 1 milhão de pessoas, ganhou vários prêmios e está entre os documentários mais importantes do Brasil. Jango, de Silvio Tendler, 1984, PB, 113 min.

11 e 12 de abril, 18h > Marighella

Classificação: 14 anos

Maior nome da militância de esquerda no Brasil dos anos 60, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969 e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira. Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido “Manual do Guerrilheiro Urbano”, sua vida foi um grande ato de resistência e coragem. Dirigido por sua sobrinha Isa Grinspum Ferraz, o longa-metragem Marighella é uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação. Marighella, de Isa Grinspum Ferraz - SP, Colorido, 96 min.


18 e 19 de abril, 18h > Hércules 56

Classificação: 14 anos

Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Com de entrevistas de sobreviventes os fatos desta época são relembrados. Hércules 56, de Silvio Da-Rin, Colorido, 94 min.


25 e 26 de abril, 18h > Ato de Fé

Classificação: 14 anos

Este documentário, que abre com a fala de Frei Betto, é um retrato da atuação dos dominicanos, em sua luta contra a ditadura militar implantada no Brasil com o golpe de 64. O centro é o engajamento dos frades com apoio e participação na ALN, o grupo revolucionário criado pelo ex-deputado comunista, Carlos Marighella. Através do depoimento de religiosos, que de muitas formas apoiaram este e outros grupos que 

lutavam contra a ditadura, temos um quadro geral da posição da Igreja Católica frente ao regime militar. A contradição entre grande parte da alta hierarquia e os religiosos comprometidos com a Teologia da Libertação é um dos pontos fortes do filme, que se divide em sete partes. Ato de Fé, de Tatiana Polastri e Alexandre Rampazzo; 2004; Colorido, 55 min.



http://mostradecinemabrasileiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA