2.6.15

Pesquisa do IBGE estreita ainda mais os laços da instituição com a população

Pesquisa do IBGE estreita ainda mais os laços da instituição com a população

Desde o ano de 2012 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem realizando uma nova modalidade de pesquisa domiciliar, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Ao contrário dos Censos, realizados em intervalos maiores de tempo, a PNAD Contínua é realizada durante todo o ano respondendo à demanda de diversos setores do País por informações conjunturais, ou seja, de curto prazo, sobre a inserção da população no mercado de trabalho.
 

A divulgação da PNAD Continua do dia 07 de maio apresentou, pela primeira vez, dados referentes às unidades da federação. 

No Rio Grande do Sul observou-se um aumento da taxa de desocupação passando de 5,4 %  para 5,6 %  do 1° trimestre de 2014 para o primeiro de 2015, a 4ª menor do Brasil. Entre demais unidades da federação, no primeiro trimestre de 2015, Santa Catarina teve a menor taxa (3,9%) e o Rio Grande do Norte a maior taxa (11,5%). Em nível nacional, a taxa de desocupação foi estimada em 7,9% no 1º trimestre de 2015, enquanto no 1º trimestre de 2014 foi de 7,2%. A taxa de desocupação, é o percentual de pessoas que estavam sem trabalho e na semana de referência, em relação ao total de pessoas na força de trabalho (população economicamente ativa). 

A agência do IBGE, localizada em Caxias do Sul, Rua Cremona, 766, Telefone: 54-3223-8989 / 3202-1866, é responsável pela coleta de informações em Caxias do Sul e municipios próximos. Em cada Trimestre são visitados mais de 600 domicílios na região. A coleta é feita por entrevistadores identificados por crachás, que, tendo em mãos um coletor eletrônico de informações, visitam as residências selecionadas pela amostra. O domicílio, selecionado por amostra, fará parte da pesquisa cinco vezes, com intervalo de dois meses entre uma entrevista e outra.
 

O IBGE, ao levantar informações para suas pesquisas, tem como único objetivo contribuir para o conhecimento da realidade do País, em seus aspectos territoriais, demográficos e socioeconômicos. Através dos resultados que esta Instituição disponibiliza, podem se beneficiar não apenas os órgãos dos governos federal, estaduais e municipais, como também – e principalmente – toda a sociedade civil conhecer a realidade socioeconômica do país e dos estados, ferramenta importante para o exercício do direito à cidadania. É importante lembrar, ainda, que o levantamento de informações junto a domicílios e junto a empresas é prática corrente em qualquer órgão de estatística mundial, onde é construída uma base de informações ampla e continuamente atualizada, fundamental para o planejamento de iniciativas públicas e privadas. 

Cabe ressaltar que a participação da sociedade nesse processo público é regido por legislação federal específica, "Lei 5.534 - Obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas (14.11.68) , essa lei que rege a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas informa o cidadão brasileiro acerca de sua responsabilidade de ajudar o país com segurança, sabendo que toda informação fornecida terá fins exclusivamente estatísticos. Através da Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968, o cidadão tem garantido seu direito de sigilo estatístico e seu dever de prestar informações estatísticas ao IBGE. 

Assim, a agência do IBGE em Caxias do Sul através desse texto busca esclarecer essas questões para que o cidadão, caso seu domicílio seja selecionado para a pesquisa, colabore respondendo as perguntas feitas pelos agentes de pesquisa, contribuindo para uma importante fonte de dados capaz de apresentar um diagnóstico representativo das transformações socioeconômicas do país e dos estados.
 


IBGE - Agência Caxias do Sul
Fone: (54) 3202-1866
Fone/Fax: (54) 3223-8989
www.ibge.gov.br

Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA