27.12.07

PROJETO SACOLA ECOLÓGICA

Porque a Terra não é descartável


A Associação dos Moradores do Bairro Panazzolo está propondo a comerciantes do bairro o Projeto Sacola Ecológica. A proposta está sendo feita nesses meses de novembro e dezembro, a supermercados, mercados, armazéns e panificadoras.

O projeto visa estimular as pessoas a reduzirem o uso de sacolas plásticas descartáveis, substituindo-as por sacola de pano, progressivamente, ou pelo menos em algumas situações. O objetivo final é reduzir o acúmulo de resíduos plásticos na natureza, bem como os danos que isso causa – ao ambiente, à economia e à vida urbana. Para isso, estão previstas ações de conscientização e a distribuição de sacolas de pano por estes estabelecimentos comerciais.

Sacolas plásticas descartáveis levam de 100 a 400 anos para decomporem-se. No Brasil já representam 10% do lixo urbano, e a reciclagem ainda é pequena. Os prejuízos decorrentes disso vão desde a morte de animais, poluição da água, inutilização do solo, até os inconvenientes bem visíveis no dia-a-dia, como o volume de lixo, os custos com limpeza urbana e o tratamento dos resíduos.

E quem provoca esses prejuízos? Todos nós que mantemos esse uso – fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores finais. Então, a mudança depende de cada um dos atores.

Para concretizar o projeto, a AMOB está providenciando a produção das sacolas, vai distribuir material informativo para sensibilização da comunidade (folhetos, jornal da AMOB, blog, correio eletrônico) e propor reflexões sobre o tema em parceria com as instituições do bairro (escolas, igrejas, clubes de mães etc.). Aos comerciantes, caberá adquirir as sacolas e distribuí-las aos clientes (por brinde ou venda).

Quanto a sacola, ela tem critérios bem definidos. Será:
- ecologicamente correta - coerente com o projeto: confeccionada em tecido de fibra natural e sem tingimento, para não em poluir o meio ambiente
- funcional: dobrável, para facilitar o transporte (na bolsa, no carro etc.)
- durável: em algodão resistente, mais espesso, e reforçada na base

A idéia é distribuir o material em janeiro de 2008, mas o mais importante é conseguir a parceria consciente e participativa, para começar, dos comerciantes, a quem no momento cabe a decisão de ser parceiro nesse importante projeto.

REDUZA. REUTILIZE. RECICLE

Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA