14.5.09

Pepe quer discutir implantação do curso de educador social

O deputado federal Pepe Vargas (PT/RS) solicitou à Câmara dos Deputados a realização de audiência pública para discutir a implantação do curso de Educador Social no país. O pedido  foi protocolado junto às Comissões de Finanças e Tributação, de Seguridade Social e Família, de Direitos Humanos e Minorias e de Educação e Cultura.  O parlamentar pede as presenças do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, do ministro da Educação, Fernando Haddad, da presidente Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem da Silveira Oliveira e do presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, José Luiz Telles de Almeida.

Pepe entende que é preciso olhar para a categoria de educadores sociais espalhados aos milhares por todo o Brasil, que desempenham uma função fundamental na rede de educação e assistência social, especialmente voltada para as populações que convivem em situação de vulnerabilidade. Ele destaca que hoje não existe formação específica, com habilitações próprias para o exercício da atividade profissional. "O objetivo é proporcionar ao educador social a formação adequada para criar e alimentar as condições necessárias aos grupos menos favorecidos de exercerem seu direito à integração social e cidadania, ambas indispensáveis à realização humana.'', avalia.

O deputado sugere que o curso  de educador social seja implantado na Rede Federal de Educação Tecnológica. "A partir desta nova realidade, da implantação dos IFETS, aumenta-se a possibilidade de formação de inúmeros técnicos que diversificarão a qualidade de inserção, especialmente dos jovens, no mercado de trabalho. Mas também podemos buscar a formação de profissionais de licenciatura que estão em falta nas redes educacionais.", ressalta. Desde 2008 estão sendo implantado os IFETS em todo o país, colocando  em funcionamento 214 novas escolas técnicas, das quais 73 já estão em atividade.

            A existência de formação superior para educadores sociais não é novidade em outros países. A Europa tem dezenas de faculdades espalhadas pelo continente, somente em Portugal encontraremos 13 cursos superiores destinados à formação de educadores sociais. O mesmo ocorre na Espanha e Itália.

            O requerimento solicitando as audiências também foi assinado pelos deputados Ângelo Vanhoni (PT/PR), Janete Rocha Pietá (PT/SP) e Ângela Portela (PT/RR).

 

Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA