31.8.14
Participe do Plebiscito Popular pela Reforma Política!
http://www.sul21.com.br/jornal/votacao-do-plebiscito-pela-reforma-politica-comeca-nesta-segunda-feira/
Vote SIM pra mudar o sistema político!
Atos públicos e a coleta de votos para o plebiscito popular – no qual o povo dirá se quer ou não mudanças no sistema político brasileiro acontecerão na Semana da Pátria, de 1 à 7 de Setembro.
Milhares de urnas serão montadas no país inteiro e a votação também será realizada pela internet, através do site www.plebiscitoconstituinte.org.br.
Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva:
http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/
Urnas em Caxias do Sul: na praça Dante Alighieri (nos dias sem chuva), no SINDISERV, no Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Comerciários, Trabalho 10, UAB, ICC - Banco do Povo, AMOB São Gabriel, Correios, 1º Núcleo CPERS/Sindicato, Delegacia Regional Sinttel, além de urnas itinerantes que vão passar por escolas, bairros, universidade, praças e parques.
Também é possível votar no Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva, pela internet, em: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/
29.8.14
A melhor segurança é a prevenção!
Panazzolo, Exposição ou Cristo Redentor
terça, 2 de setembro, 20h
Salão da Com. N. S. do Carmo
(Rua Dante Pelizzari, 1448 - Panazzolo)
Ajude a divulgar! :)
AMOB Panazzolo
amobpanazzolo@gmail.com
Facebook: AMOB Panazzolo
www.amobpanazzolo.blogspot.com
26.8.14
hoje: parada programada do Sistema Faxinal
SISTEMA FAXINAL: PARADA PROGRAMADA
Informação do SAMAE, em 23/08/2014:
"O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) informa a comunidade sobre parada programada do Sistema Faxinal, para manutenção geral e serviços de limpeza nas adutoras que trazem água bruta da represa para o tratamento nas estações Parque da Imprensa e Ana Rech. A parada iniciará às 0h do dia 26 de agosto, próxima terça-feira, e a previsão é a de que o bombeamento seja reativado 24h depois. Entretanto, o abastecimento só deve normalizar completamente na sexta (29), em comunidades localizadas em áreas mais altas.
Os bairros abastecidos pelo Sistema Faxinal são: Aeroporto, Altos do Santiago, Alvorada, Arco Baleno, Bela Vista, Bom Pastor, Capivari, Castelo, Centro (parte), Charqueadas, Cidade Nova, Cinquentenário, Conquista, Consolação, Cristo Redentor, Cruzeiro, Dal Bó, De Lazzer, De Zorzi, Desvio Rizzo (parte), Diamantino, Distrito Industrial, Dom Pedro II, Esplanada, Exposição, Floresta, Giuseppe Formolo, Glória, Guarujá, Interlagos, Jardelino Ramos, Jardim Alpino, Jardim América, Jardim das Hortências, Jardim Esmeralda, Jardim Margarida, Jardim Oriental, Jardim Teresópolis, Jardim Vitória, Kayser, La Paloma, Lot. Dambroz, Lot. Jardim do Aeroporto, Lot. Jardim do Lago, Lot. Jardim Planalto, Lot. Juventude, Lot. Michelin, Lot. Morumbi, Lot. Pinheiro, Lot. Rubiano, Lot. São Carlos, Lot. Treviso, Lot. Vila dos Pássaros, Madrid, Mariani, Marechal Floriano, Mariland, Medianeira, Monte Carmelo, Monte Reale, Montes Claros, N. Sra. das Graças, N. Sra. de Lourdes, N. Sra. do Caravagio, Novo Amanhã, Paiquerê, PANAZZOLO, Parque Sanvitto, Petrópolis, Planalto, Planalto/Rio Branco, Presidente Vargas, Recanto dos Pássaros, Residencial Colina do Lago, Residencial Santa Mônica, Rio Branco, Sagrada Família, Saint Etiene, Salgado Filho, Santa Clara, Santa Corona, Santos Dumont, Sanvitto, São Caetano, São Ciro, São Cristóvão, São Francisco, São Gabriel, São Leopoldo, São Lucas, São Luiz da 6ªLégua, São Pedro, São Pelegrino (parte), São Salvador, São Vicente, São Victor COHAB, Século XX, Serrano, Sol Nascente, Tisatto, União, Vera Cruz, Verona, Vila Assunção, Vila Bortolini, Vila Brasil, Vila do Rosário, Vila Gaúcha, Vila Ipiranga, Vila Leon, Vila Lola, Vila Mari, Vila Modena, Vila Nova, Vila Pezzi, Vila Pontalti, Vila Rugeri, Vila Sindical, Vila Verde, Vila XV, Vitória, Alpes Verde, Ana Rech, Brasília, Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim do Lago, Jardim Eldorado, Jardim Iracema, Lot. Solar do Prado, Lot. Vila Alpina, Lot. Visto do Sol, Marianinha de Queiroz, Parada Cristal, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Antônio, São Cristóvão, São Geraldo, Vila Borghese, Vila Pinheiro e Vila Primavera.
21.8.14
Requerimento entregue pela #AMOBPanazzolo no dia 11/07/2014 à SMTTM segue sem qualquer resposta
Junto com o requerimento, a #AMOBPanazzolo apresentou o abaixo-assinado, contendo 800 assinaturas, relato de colisões e atropelamentos ocorridos no bairro nos últimos dois anos, e fotos e vídeos mostrando o intenso fluxo e perigo em tais cruzamentos, especialmente em horários de pico.
Assim, a #AMOBPanazzolo reivindica novamente, e clama, à Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTM) e à Prefeitura de Caxias do Sul por providências urgentes.
E, ademais, a #AMOBPanazzolo apresenta novamente perguntas sobre a proposta do "SIM CAXIAS":
- mobilidade é obrigar os automóveis a andar 3 quadras a mais para fazer uma conversão?
- haverá aumento do transporte coletivo, como novas linhas e novos horários, para possibilitar a opção pelo coletivo ao invés do carro?
- como fica a questão da poluição no centro da cidade, com a implantação de dois corredores de ônibus nas Ruas Sinimbu, Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, na região central da cidade, com veículos movidos a diesel (combustível altamente poluente)?
- como fica a qualidade do ar? Sabe-se hoje que um dos aspectos que comprovadamente provocam câncer é a poluição...
- quando discutiremos a redução da poluição causada pelo transporte coletivo?
- continuaremos usando ônibus a diesel, em detrimento da qualidade do ar que respiramos e do ambiente?
- as pessoas podem ser incentivadas a usar transporte público (coletivo, lotação, táxi), se melhorar a qualidade e conforto para os/as passageiros/as, como por exemplo ônibus com piso baixo (sem escadas), transporte menos poluente, mais linhas e horários de ônibus, redução da tarifa?
- os ônibus pequenos, que não tem estabilidade nenhuma, e mesmo assim foram colocados em várias linhas para substituir ônibus grandes, favorecem o uso dos ônibus pelas pessoas?
- há mais perguntas... cada um/a pode escrever suas dúvidas!
20.8.14
Estudantes se despedem de casa histórica com velório em Caxias do Sul
Protesto20/08/2014 | 08h02
Estudantes se despedem de casa histórica com velório em Caxias do Sul
Ato simbólico na frente da casa rosa da Rua Tronca durou 30 minutos
Dez estudantes de arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (UCS) organizaram um velório em protesto contra a demolição da casa rosa da Rua Tronca, em Caxias do Sul. O ato simbólico foi realizado na noite de terça-feira, das 22h30min às 23h.
— Encerramos devido ao forte vento que impossibilitou que as velas ficassem acesas por muito tempo — conta o estudante Rodrigo Guidini.
Descontentes com o desinteresse pela preservação de um patrimônio histórico, os universitários depositaram velas no portão da propriedade. A casa da Tronca, no bairro Exposição, apareceu sem as aberturas ainda na segunda-feira. A residência pertencia ao tanoeiro Nicolau Sartori e foi erguida na década de 1950.
O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) foi contrário à demolição ainda no ano passado. Contudo, a prefeitura autorizou a remoção do imóvel.
Conforme a arquiteta Ana Lia Branchi, integrante do Compahc, a residência foi projetada e construída em estilo neocolonial luso-brasileiro. Essa arquitetura remete ao patriotismo.
Perguntas sobre a proposta Sistema Integrado de Mobilidade
- mobilidade é obrigar os automóveis a andar 3 quadras a mais para fazer uma conversão?
- haverá aumento do transporte coletivo, como novas linhas e novos horários, para possibilitar a opção pelo coletivo ao invés do carro?
- como fica a questão da poluição no centro da cidade, com a implantação de dois corredores de ônibus nas Ruas Sinimbú, Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, na região central da cidade, com veículos movidos a diesel (combustível altamente poluente)?
- como fica a qualidade do ar? Sabe-se hoje que um dos aspectos que comprovadamente provocam câncer é a poluição...
- quando discutiremos a redução da poluição causada pelo transporte coletivo?
- continuaremos usando ônibus a diesel, em detrimento da qualidade do ar que respiramos e do ambiente?
- as pessoas podem ser incentivadas a usar transporte público (coletivo, lotação, táxi), se melhorar a qualidade e conforto para os/as passageiros/as, como por exemplo ônibus com piso baixo (sem escadas), transporte menos poluente, mais linhas e horários de ônibus, redução da tarifa?
- os ônibus pequenos, que não tem nenhuma estabilidade, e mesmo assim foram colocados em várias linhas para substituir ônibus grandes, favorecem o uso dos ônibus pelas pessoas?
Há mais perguntas... cada um/a pode escrever as suas dúvidas!
amobpanazzolo@gmail.com
Facebook: AMOB Panazzolo
www.amobpanazzolo.blogspot.com
12.8.14
NESTA TERÇA: MAIS UM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO BAIRRO PANAZZOLO
Ainda, a AMOB Panazzolo entregou, no dia 11/07/2014, à Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTM) da #PrefeituradeCaxiasdoSul, o requerimento junto com o abaixo-assinado, contendo 800 assinaturas, relato de colisões e atropelamentos ocorridos no bairro nos últimos dois anos, e fotos e vídeos mostrando o intenso fluxo e perigo em tais cruzamentos, especialmente em horários de pico.
A #SMTTM informou que realizaria "reunião técnica" no dia 16/07/2014 para discutir entre outros assuntos as solicitações do bairro Panazzolo.
Mesmo já transcorrido um mês da entrega do requerimento, até o momento não houve qualquer informação quanto a "reunião técnica", não houve qualquer alteração no trânsito no bairro Panazzolo, e as pessoas seguem correndo risco de acidentes e até risco de morte.
Reiteramos que nos últimos cinco anos, o bairro teve um aumento gigantesco em seu fluxo de trânsito (de pedestres e veículos), sem o devido incremento na sinalização, resultando em constantes colisões e atropelamentos, inclusive causando óbitos. Tal aumento do fluxo se explica porque: algumas de suas vias se tornaram corredor de passagem entre macrorregiões da cidade; ele passou a sediar mais estabelecimentos privados e públicos que são únicos ou destacados no seu segmento na cidade (como Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública, Fórum, Apadev, Deck, Belvedere Lanches, bar do Kerwald, Ordovás); e ele teve elevado crescimento imobiliário.
Assim, a #AMOBPanazzolo reivindica novamente, e clama, à Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTM) e à Prefeitura de Caxias do Sul por providências urgentes.
Caminhões trancam a Rua Alfredo Chaves, sem interferência de fiscalização
Transtorno | 12/08/2014 | 07h01
Descargas em obra atrapalham trânsito em rua de Caxias do Sul
Manobras de caminhões ocorrem sem interferência de fiscalização
As obras espalhadas em toda Caxias do Sul causam transtornos ao trânsito e à mobilidade. É uma questão para debate, a ser melhor encaminhada. Na Rua Alfredo Chaves, por exemplo, no centro de Caxias, as duas imensas torres que se erguem rapidamente e escondem a Casa Rosa, antiga propriedade da Família Eberle, exigem uma intensa movimentação de caminhões para descarga de materiais e concretagem.
A consequência para o trânsito e para quem circula pela rua é um enorme transtorno, com perda de tempo e risco de acidentes. Para operar a manobra, os caminhões acabam trancando toda a rua, e forma-se uma fileira de carros, como a da foto acima, providenciada pela Associação de Moradores do Bairro Panazzolo.
Moradores do bairro afirmam que o trânsito é interrompido de forma sistemática e frequente e, ainda por cima, diretamente pelas empresas construtoras e prestadoras de serviço durante as operações de descarga. Não há interferência dos fiscais de trânsito e sem fiscalização.
7.8.14
Trânsito?!
Fica a pergunta: e se todas as pessoas fizessem o mesmo, interrompendo o trânsito na cidade?
Lixeiras no Panazzolo
Como se verifica, a utilização das lixeiras está comprometida, uma vez que é a situação torna muito difícil abrir para acondicionar os resíduos.
3.8.14
AGRADECIMENTO
Agradecemos a todos/as que participaram do JANTAR DANÇANTE da AMOB Panazzolo, realizado no sábado, dia 2 de agosto de 2014, às 20h, no salão da Comunidade N. Sra. do Carmo.
AMOB Panazzolo
amobpanazzolo@gmail.com
Facebook: AMOB Panazzolo
www.amobpanazzolo.blogspot.com