Protesto20/08/2014 | 08h02
Estudantes se despedem de casa histórica com velório em Caxias do Sul
Ato simbólico na frente da casa rosa da Rua Tronca durou 30 minutos
Dez estudantes de arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (UCS) organizaram um velório em protesto contra a demolição da casa rosa da Rua Tronca, em Caxias do Sul. O ato simbólico foi realizado na noite de terça-feira, das 22h30min às 23h.
— Encerramos devido ao forte vento que impossibilitou que as velas ficassem acesas por muito tempo — conta o estudante Rodrigo Guidini.
Descontentes com o desinteresse pela preservação de um patrimônio histórico, os universitários depositaram velas no portão da propriedade. A casa da Tronca, no bairro Exposição, apareceu sem as aberturas ainda na segunda-feira. A residência pertencia ao tanoeiro Nicolau Sartori e foi erguida na década de 1950.
O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) foi contrário à demolição ainda no ano passado. Contudo, a prefeitura autorizou a remoção do imóvel.
Conforme a arquiteta Ana Lia Branchi, integrante do Compahc, a residência foi projetada e construída em estilo neocolonial luso-brasileiro. Essa arquitetura remete ao patriotismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário