11.12.09

Prefeitura de Caxias do Sul gasta R$ 128,3 mil por mês com aluguéis

11/12/2009 | N° 10607

CAXIAS DO SUL

R$ 128,3 MIL GASTOS COM ALUGUÉIS

O valor refere-se aos principais contratos de locações de imóveis da prefeitura de Caxias. No montante, existem R$ 16 mil que estão sendo pagos há dois meses por um prédio ainda sem uso, destinado à Secretaria de Municipal de Educação (Smed). As instalações do antigo Sehbe, na Rua Sinimbu, também não estão sendo utilizadas totalmente pela Secretaria Municipal da Saúde. A farmácia de medicamentos especializados do CES, que deveria funcionar no local ainda neste ano, deve ser implantada entre janeiro e fevereiro de 2010.

Caxias do Sul – A prefeitura de Caxias do Sul gasta mensalmente pelo menos R$ 128,3 mil em aluguéis para abrigar os serviços das principais secretarias. Desse valor, R$ 16 mil vem sendo pago há dois meses para manter uma estrutura desocupada, que vai abrigar a Secretaria Municipal de Educação (Smed) a partir do próximo ano. Hoje, a unidade mantém as atividades em um prédio locado, ao custo de R$ 14 mil por mês. A parte administrativa de ensino vai ser transferida para o prédio da antiga Faculdade Montserrat, nas proximidades do Esporte Clube Juventude. O imóvel tem 1,5 mil metros quadrados e deve abrigar cerca de 150 funcionários. Esse, no entanto, não é o único espaço teoricamente ocioso. O prédio do antigo Sehbe, na Rua Sinimbu, que desde 16 de junho de 2006 está alugado para a Secretaria Municipal da Saúde, tem a maioria de sua estrutura sem função. A despesa mensal desse imóvel fica em R$ 27,3 mil. Planos não faltam para tornar esses espaços totalmente ocupados.

roberto.dias@pioneiro.com

ROBERTO CARLOS DIAS

Levantamento parcial
No levantamento feito pela reportagem, constam somente os principais contratos de aluguéis da prefeitura de Caxias. O secretário de Recursos Humanos e Logística, Edson Mano, não dispunha do levantamento completo dos imóveis locados, mas admite que existem outros contratos com valores menores em diversas unidades do governo.
Secretaria de Educação
Locação: dois prédios. Um na antiga Meincol Distribuidora de Aço, na Rua Marechal Floriano com a Antônio Prado, e outro onde funcionava a Faculdade Montserrat, na Rua Borges de Medeiros, próximo ao Esporte Clube Juventude
Situação: o imóvel da antiga Meincol está parcialmente ocupado (com a saída das secretarias do Meio Ambiente e da de Esporte e Lazer, alguns espaços ficaram vagos). Já o da Montserrat está vazio há mais de três meses, mas o município está pagando a locação há dois meses
Valor dos aluguéis: R$ 14 mil/mês o da Meincol e R$ 16 mil/mês o da Montserrat
 
Secretaria do Meio Ambiente
Locação: prédio da antiga Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), situado na Perimetral Oeste
Situação: o imóvel está ocupado plenamente
Valor do aluguel: R$ 11,2 mil
 
Secretaria de Obras e Serviços Públicos
Locação: pavilhão da antiga Recapasul, situado às margens da Rota do Sol, no bairro Santa Fé
Situação: o imóvel está ocupado plenamente
Valor do aluguel: R$ 19 mil
 
Secretaria de Obras (parte administrativa)
 
Locação: salas locadas nas proximidades da prefeitura
Situação: o imóvel está ocupado plenamente
Valor do aluguel: R$ 10 mil
 
Secretarias do Trânsito, Transportes e Mobilidade
e de Agricultura
Locação: prédio do antigo Baralhos Pinguim, situado na Moreira César, no bairro Pio X
Situação: o imóvel está ocupado plenamente
Valor do aluguel: R$ 25 mil
 
Secretaria de Esporte e Lazer (Smel)
Locação: prédio da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE), na Rua 20 de Setembro, no bairro São Pelegrino
Situação: o imóvel está ocupado plenamente
Valor do aluguel: R$ 4 mil
 
Almoxarifado da prefeitura
Locação: sala nas proximidades da prefeitura
Situação: o imóvel está ocupado plenamente
Valor do aluguel: R$ 1,8 mil
 
Secretaria da Saúde
Locação: prédio do Sehbe, situado na Rua Sinimbu, quase esquina com Rua Marechal Floriano
Situação: o imóvel está parcialmente ocupado
Valor do aluguel: R$ 27,3 mil/mês
Fonte: fonte: Edson Mano, secretário de Recursos Humanos e Logística
Executivo
em reforma
Paralelo às mudanças e à locação de imóveis, a prefeitura planeja desenvolver estudos para no futuro construir estruturas físicas próprias, mas ainda não há projeto rascunhados e nem prazo previsto para a execução da ideia.
A única obra prevista é a reforma do Centro Administrativo, que deve começar no início do próximo ano, com previsão de que uma parte esteja finalizada em março. As alterações estão orçadas em R$ 300 mil, adianta o secretário de Recursos Humanos e Logística, Edson Mano.
 
 
Prédio da Montserrat foi locado para abrigar a estrutura administrativa da Secretaria Municipal da Educação, mas transferência deve ocorrer somente nos meses das férias escolares
 
 
Secretaria da Saúde
 
 
 

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