11.12.09

Projeto da Prefeitura prorroga o contrato com a VISATE por 10 anos

11/12/2009 | N° 10607

LEGISLATIVO CAXIENSE

Visate ganha mais 10 anos

Proposta foi debatida na sessão de ontem, que durou mais de quatro horas

Caxias do Sul – Por mais uma década, o transporte coletivo de Caxias do Sul ficará sob o comando da Viação Santa Tereza (Visate). O projeto assinado pelo prefeito José Ivo Sartori (PMDB), que prorroga o atual contrato do município com a concessionária, foi aprovado por maioria na sessão de ontem. Quatro parlamentares se colocaram contrários à aprovação: Daniel Guerra (PSDB), Denise Pessôa (PT), Assis Melo (PC doB) e Renato de Oliveira (PC do B). Durante a sessão, que durou mais de quatro horas e meia e teve 15 matérias apreciadas, quase todos os vereadores fizeram questão de justificar seus respectivos votos.

Houve forte discussão de ambos os lados. Denise Pessôa chegou a protocolar um pedido de adiamento das discussões, que acabou rejeitado. Os vereadores insistiram em repetir os mesmos posicionamentos da audiência da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, realizada na semana passada. A bancada do PC do B foi mais enfática em sua contrariedade à prorrogação do jeito que o contrato está colocado. Para o vereador Assis Melo, votar apenas a prorrogação é simplificar o debate.

– Então é simples: vota-se a favor ou contra uma renovação que é de 10 anos. Não posso votar a favor de um contrato que não dá direito a um vereador legislar. Dessa forma voto contra a prorrogação – enfatizou.

Contrária à posição da maioria de sua bancada, Denise ressaltou por várias vezes que melhorias no transporte coletivo urbano, segundo ela, só são possíveis com nova licitação. O vereador Marcos Daneluz, que apoiou a prorrogação, elogiou o serviço prestado pela Visate. E a vereadora Ana Corso (PT) recuperou o fato de a licitação ter sido feita no governo petista de Pepe Vargas (1997-2004), considerando como bom o contrato em vigor.

Da base de Sartori, os parlamentares ressaltaram novamente a falta de tempo para ser chamada uma nova licitação, já que o contrato com a Visate vence em maio de 2010. A líder do governo na Câmara, Geni Peteffi (PMDB), também ressaltou que deve ser pensado o melhor para a comunidade em termos de transporte, e não na concessionária.

– Quando a gente fala tem de ser em defesa do transporte coletivo urbano para a comunidade e não em defesa da empresa, como vi algumas manifestações aqui. Não defendo a Visate, defendo o transporte coletivo para a comunidade – afirmou.

Os integrantes da bancada do PDT saíram em defesa do trabalho que vem sendo feito pelo atual secretário municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade, Vinicius Ribeiro (PDT). Pedro Incerti (PDT) lembrou que é necessário repensar o valor da tarifa de ônibus, hoje em R$ 2,20.

Durante boa parte da sessão de ontem, o integrante da Executiva do PSOL caxiense Jerson Galla permaneceu na plateia erguendo a Constituição Federal como forma de protesto à aprovação da prorrogação.

– Queremos a licitação e a criação de uma empresa pública para cuidar do transporte, assim como existe o Samae e a Codeca. Queremos a quebra do monopólio – pediu Galla.

Por alguns momentos Galla e outro integrante da sigla se manifestaram em voz alta, o que levou o presidente da Casa, Edio Elói Frizzo (PSB), a pedir silêncio.

vania.espeiorin@pioneiro.com

VANIA ESPEIORIN
Favoráveis à prorrogação:
 
- PDT
Gustavo Toigo
Pedro incerti
Moisés Paese
- PT
Ana Corso
Marcos Daneluz
Rodrigo Beltrão
- PRB
Renato Nunes
- PP
Arlindo Bandeira
- PMDB
Mauro Pereira
Geni Peteffi
Alaor de Oliveira
Ari Dallegrave
 
Contrários à prorrogação
 
Denise Pessôa (PT)
Renato de Oliveira (PC do B)
Assis Melo (PC do B)
Daniel Guerra (PSDB)
 

Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA