14.4.11

COMUNICADO DA AMOB PANAZZOLO SOBRE CANCELAMENTO DOS ESPETÁCULOS NO ZARABATANA CAFÉ

Como vem sendo citada e questionada na repercussão do caso, a AMOB Panazzolo responde:

 

Nunca recebemos reclamação dos moradores sobre arruaças e depredações no Ordovás ou seu entorno - nem mesmo na recente reunião sobre segurança no bairro (29 de março), amplamente divulgada e bem freqüentada (70 moradores e empresários do bairro). E da direção do Ordovás, ninguém veio participar de tal reunião, apesar de termos enviado email e cartaz à Instituição. Há integrantes da nossa diretoria que moram próximo ao Ordovás, e vários freqüentamos o Centro e o Café desde sua fundação, e nunca observamos que problemas desse tipo estejam associados especificamente ao Zarabatana ou aos espetáculos que ele promove. Pelo contrário: nessa reunião recente foram citados problemas de segurança (inclusive de aglomeração e consumo de drogas) em diversos outros pontos do bairro. Então, por que atribuir o problema especificamente ao Ordovás, e mais ainda, ao Zarabatana?

 

Se tais problemas são causados por aglomeração no entorno, de nada adiantará transferir os espetáculos para a Sala de Teatro. Aliás, se o problema é aglomeração, não adiantará transferir pra lugar nenhum. Terão, aliás, de fechar todos os locais de aglomeração (?!). A medida correta é reforçar a segurança no entorno e no bairro todo, que é o que temos solicitado reiterada e oficialmente à Prefeitura e à BM, inclusive na semana.

 

Outra medida necessária é dialogar. A Sala de Teatro, apesar de todas as qualidades que venha a ter, não tem o ambiente de acolhimento e aconchego que tem o Zarabatana. Quem freqüenta o Zaraba sabe disso (e chama assim, quem é de casa: Zaraba). Talvez falte isso às autoridades: freqüentar os espaços sobre os quais decidem. Se não isso, que, pelo menos, ao arbitrar sobre eles, reúnam todos os envolvidos (trabalhadores do Café e de todo Ordovás, artistas que se apresentam ali, freqüentadores, entidades do bairro etc.). E os ouça. Os caminhos certamente surgirão.

 

Já há poucos espaços culturais democráticos como o Zaraba. Aliás, como ele, é o único – onde mais, em Caxias, você pode ir sem se preocupar se está de gala ou de havaianas? E gratuito? E com um ambiente simples, e ao mesmo tempo organizado, bonito, acolhedor, diferenciado? O Zaraba presta um serviço valioso a Caxias e região, e com uma persistência louvável: incentiva artistas pequenos e  locais, promove atividades diferenciadas, apóia atividades comunitárias e de interesse coletivo. É um respiro da cidade nesse sentido. Deve ser apoiado e incrementado, não pressionado, esvaziado ou banido.

 

Associação de Moradores do Bairro Panazzolo

amobpanazzolo@correios.net.br

amobpanazzolo@gmail.com

http://www.amobpanazzolo.blogspot.com

Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA