14.4.11

Prefeitura de Caxias do Sul faz aterro com lixo

Em 29 de março, equipe do Pioneiro viu caminhão com placa do poder público deixando material

 

 

14/04/2011 | N° 11029

PROBLEMA URBANO

Geólogo e aposentado alertam sobre riscos

http://anuncio.clicrbs.com.br/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gifAcompanhado de um especialista em estudo de terras, o Pioneiro foi conferir o aterro. Geólogo há 30 anos e ex-diretor da Companhia Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Abrelino Frizzo se surpreendeu ao ver na área restos de construção, asfalto e materiais orgânicos, pneus, sofás, pedaços de carpete, telhas e faixas plásticas, entre outros materiais.

– Isso é uma loucura. É uma obra incoerente. Esta área deveria ser preservada, pois o local serve de escoamento da umidade que converge do barranco que está sendo aterrado – alerta o geólogo.

Independentemente do lixo que está sendo colocado, continua explicando o especialista, uma obra como essa do Jardim Itália jamais deveria ser liberada:

– Qualquer projeto de licenciamento nesta área deveria ser vetado. Se você fizer metade disto no seu terreno leva uma multa enorme da Secretaria de Meio Ambiente – compara Frizzo.

O aposentado Hélio Quevedo, que diz ter trabalhado na demarcação de lotes quando o bairro estava sendo criado, destacou sobre o barranco:

– Tem mais de 120 metros de desnível. SE houve uma erosão, a terra pode atingir o bairro Reolon, que é logo abaixo do barranco. Se chover muito, os moradores ficarão em uma situação de risco.

A avaliação do aposentado é confirmada pelo geólogo:

– Se chover muito no inverno, isso aqui vai desmoronar.

No pé do barranco fica a Rua Luiz Covolan, porta de entrada do bairro Reolon.

Corte liberado

A licença para derrubada de árvores prevê 24 araucárias, 12 araçás-do-mato, 204 camboatás-vermelhos, 24 pessegueiros-do-mato, 35 marmeleiros-do-mato, 55 canelas-amarelas, 8 sete-sangrias, 8 árvores de erva-mate, entre outras.

 

http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3274125,499,16894,impressa.html

 

 

 

 

 

14/04/2011 | N° 11029

PROBLEMA URBANO

Prefeitura faz aterro com lixo

Secretaria do Meio Ambiente alega que obra faz parte de ligação de ruas no Jardim Itália

http://anuncio.clicrbs.com.br/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gif

Caxias do Sul – A construção de um aterro para abertura de uma rua está revoltando moradores do bairro Jardim Itália. Eles alegam que lixo orgânico, entulhos, lama e outros materiais que seriam inadequados para esse tipo de obra estão sendo despejados no terreno, inclusive, destruindo uma área verde. O Pioneiro levou um geólogo ao local e ele afirmou que a intervenção apresenta problemas, podendo oferecer risco de desmoronamento, o que reforça o alerta dos moradores.

A obra, segundo o secretário do Meio Ambiente, Adelino Teles, faz parte de um projeto de ligação da Rua Luiza Pistore Mari, no Jardim Itália, com a Rua Paulo Cagliari, no loteamento Santo André. Conforme Teles, o aterro é necessário porque o novo acesso passará por onde hoje há um barranco, com pelo menos 100 metros de declive. Para a rua ser feita e ser pavimentada, é preciso fazer, além do aterramento, terraplenagem, canalização pluvial e drenagem do terreno. Para evitar desmoronamentos, está prevista a construção de muro de contenção.

Mas a forma com que o aterro está sendo feito intriga moradores.

– Há entulhos, pneus, madeira, plástico, asfalto e até vísceras de animais – reclama o aposentado Hélio Quevedo, 58 anos, da Rua Luiza Pistore Mari.

Segundo o morador, caminhões da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) descarregam o lixo e, em seguida, um caminhão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos cobre com terra. Em 29 de março, o Pioneiro flagrou o Cargo placas INQ-8616, que no Detran consta como sendo da prefeitura, deixando lama no terreno.

– Além de depositarem lixo no aterro, os caminhões estão colocando entulhos diretamente em cima da mata nativa – protesta o também aposentado Hugo Rambazzo.

Ele destaca que derrubaram pelo menos 20 araucárias, espécies na tivas e protegidas por lei. No entanto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) liberou o corte dos pinheiros e outras espécies.

marcus.bugs@pioneiro.com

MARCUS ANDRÉ BUGS

http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3274124,499,16894,impressa.html

 

 

 

 

14/04/2011 | N° 11029

PROBLEMA URBANO

Há um jogo de empurra

http://anuncio.clicrbs.com.br/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gifOuvidos sobre a obra no Jardim Itália, secretários municipais e técnicos da prefeitura deram explicações contraditórias. Questionado pelo Pioneiro sobre as reclamações de moradores de que árvores nativas foram cortadas, o secretário do Meio Ambiente, Adelino Teles, afirmou:

– Quando foi feito o laudo não havia araucárias e nenhuma árvore do bioma da Mata Atlântica.

O jornal teve acesso ao alvará para licenciamento de serviços florestais em área pública 141/2009, de 21 de julho de 2009. No documento, Teles autoriza o corte de uma série de árvores, inclusive, de 24 araucárias.

Questionado sobre o despejo de lixo na área, o diretor-presidente da Codeca, Adiló Didomênico, solicitou a ajuda de moradores e declarou:

– O que deve estar sendo colocado é material de drenagem. É importante que a comunidade anote as placas dos caminhões que estão colocando entulhos no local e nos avisem. Podem fazer até foto com celular.

Sobre o fato de caminhões da secretaria deixarem material no aterro, o titular de Obras, Celso Empinotti, disse:

– Não temos conhecimento da obra.

O secretário de Habitação, Flávio Cassina, e o de Planejamento, Paulo Roberto Dahmer, afirmam que a Secretaria de Obras é a responsável.

http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3274126,499,16894,impressa.html

Nenhum comentário:

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA

BAIRRO PANAZZOLO - MAPA